enroladinho de berinjela e frango
Eu adoro receitas de forno com molho, sabe? Aquelas que se a gente juntar macarrão tá ok, se juntar arroz tá ok, se juntar batata tá ok, se quiser só uma saladinha tá ok ou se não quiser nada tá ok também. Tudo certo, nada errado. Aquele tipo de receita que combina com tudo. Pronto. Esse enroladinho de berinjela com frango é assim. :) E eu já começo a passar a receita com uma dica massa, e que eu uso sempre: desfiar o frango na batedeira.
Temperei 500g de peito de frango com limão, alho, sal, páprica picante e ervas desidratadas, deixei nesse tempero por mais de uma hora e depois coloquei pra cozinhar. Então com o frango cozido eu coloquei na batedeira e pronto, vai dando uma pulsada nos pedaços maiores que vão se desfazendo e deixa desfiado na medida que tu quiser. É super rápido e em poucos minutos o frango tá todo desfiado. Isso é massa pra quando vai fazer quantidades maiores, eu mesma congelo o frango assim desfiado em pequenas porções e uso em diferentes receitas. Fica a dica ;)
Usei duas berinjelas médias e cortei em fatias não muito finas, e deixei de molho na água com sal pra tirar o amargor. As laterais que são só casca eu cortei em pedaços pequenos e misturei ao refogado do frango, e as lâminas eu assei numa chapa pra deixar elas molinhas. Pra evitar queimar ou grudar, coloca um tiquinho de água quando estiver chapeando e tá tudo certo. Reserva.
O refogado eu fiz com cebola, alho, o frango desfiado e a berinjela em pedaços, temperei com um pouco mais de ervas desidratadas, uma pitada de cominho, pimenta e então juntei meio copo de requeijão, que é o que vai dar a liga nisso tudo aí. Então é só começar a montagem do prato, que é basicamente colocar o recheio na lâmina de berinjela, enrolar e prender com palitos de dente.
Numa travessa coloquei um pouco de Molho Pronto sabor Ervas Finas da Tambaú, coloquei os enroladinhos por cima e então cobri com o molho de novo.
A dica pro palito não queimar (que claramente eu esqueci de fazer) é molhar os palitos antes de espetar. :P E pronto, é só servir com o acompanhamento que escolher e se deliciar. Fui de saladinha e pronto. Almoço garantido. :D
* Post em parceria com a Tambaú Alimentos