minhas garrafas antigas de soda argentina
Este ano eu pedi um presente de aniversário para o meu pai, que estava passando seus últimos tempos morando em terras argentinas: Uma garrafa de soda, daquelas antigas da Feira de San Telmo. E olha só que lindas as garrafas que ele trouxe pra mim :D Obrigada, viu pai? Adorei! :D
Elas são antigas mesmo, desgastadas, arranhadas e realmente muito bonitas. De um vidro grosso, pesado, elas tem tamanhos e formatos diferentes, o que deixam elas ainda mais interessantes. São garrafas antigas para guardar água com gás, por isso elas tem essa “tampa” diferente, chamada “sifão”. Procurando sobre a história dessas garrafas, achei o Club de la Sifón del Argentina, que tem o Museo de la Soda. Lá tem toda a história da água com gás e de como isso virou uma tradição na Argentina. A primeira fábrica de água com gás da América Latina foi instalada na Argentina, em 1860, e daí começou toda a história.
Antigamente, até mais ou menos a década de 1970, as garrafas de soda traziam esse sifão de chumbo, que em seguida foi proibido e adotaram as cabeças de plástico. Então ao passar dos anos essas garrafas com esse tipo de “cabeça” vão ficando cada vez mais especiais. Ainda não são raras, já que basta dar uma volta na Feira de San Telmo para ver barracas cheias delas para vender. Mas será um questão de tempo até elas virarem artigo de luxo. Ainda bem que eu já garanti as minhas :)
Hoje essas lindas garrafas estão em cima do meu aparador de madera envelhecida, deixando ele ainda mais bonito :D
Um bom começo de semana para todos nós o/