porque eu tenho este blog?
Hoje eu acordei e, por conta de um sonho, fui direto pro computador olhar umas coisas. Terminei abrindo meu e-mail, e lá eu encontrei um comentário que me fez pensar porque eu mantenho esse blog. O que me faz postar todos os dias. E eu resolvi fazer esse post.
Quando criei o Ideias de Fim de Semana, ele era exatamente isso. As minhas ideias de fim de semana. Eu estava precisando fazer terapia, e resolvi fazê-la de forma independente. Comecei a dedicar parte do meu tempo a cuidar mais da minha casa, e a fazer algumas artes manuais e a cozinhar mais. Eu tinha o maior prazer em fazer porta-copos de jornal, móbile de cartão de visita, quadros de cozinha, porta-retrato em potes de vidro, pintado na parede ou simplesmente coberto de tecido. Cuidava do meu pequeno e humilde jardim de varanda, fazia velas e transformava tudo isso em posts.
Com o tempo, ou com a falta dele, eu comecei a me dedicar menos a minha terapia, e o blog passou um tempinho parado. Mas automaticamente meu corpo e minha mente sentiram os efeitos, e eu percebi que tinha que voltar. Eu precisava mais do blog do que ele de mim. E voltei com força total. Para garantir mais atualizações, comecei a abrir o meu leque de possibilidades, e resolvi postar sobre arte, fotografia, design, decoração, culinária e tudo mais que eu ficasse feliz em ver. O foco do blog mudou, mas acredito que mudou pra melhor.
Rapidamente lancei um novo layout, transferi do blogger pro wordpress e comecei a precisar cada vez mais dele. E ele de mim. Criei um carinho, um afeto, um amor por esse blog que não tem como explicar. Até soltei “eu queria morar dentro do meu blog”. Não dentro das casas lindas que eu posto, não dentro do servidor, não dentro do layout. Dentro do blog. Esse meu cantinho virtual, que eu considero minha casa que tem as portas abertas para o mundo. E nele eu colocaria uma placa “aqui mora uma blogueira feliz”.
E, como acredito que felicidade é totalmente contagiante, comecei a receber e-mails, tweets e comentários cada vez mais carinhosos. E eu comecei a ver que era isso que me dava forças para postar. Porque o meu blog, além de me fazer feliz, estava levando felicidade para pessoas de diferentes estados do Brasil e de outros países do mundo. Então hoje, quando abri minha caixa de entrada estava este comentário:
“Olá Anna
Conheci seu blog há pouco tempo, através do JC. Achei uma graça. Há algum tempo resolvi dar uma simplificada na minha vida e me estressar menos com tudo. Vem dando certo e achei seu blog a cara desse minha nova fase. Hoje foi um dia meio cinza, aí resolvi ler seus posts mais antigos, pra relaxar… Li todos. Gostoso demais. Vc parece uma menina bacana que se alegra com os prazeres possíveis. Me identifiquei mais ainda descobrindo coisas em comum. Pimenta, trabalhos manuais, ser casada com “o amor da vida”, amigos, cervejinha etc… Ah e tem seu nome tbm… Acho lindo, li o post em que vc fala como lidava com ele na infância mas que depois passou a gostar. Prestei bem atenção nas suas palavras pra ajudar minha filha(4 anos) com as possíveis futuras “brincadeirinhas” dos coleguinhas afinal ela se chama.. Lara Lua! Espero que ela tbm goste dele depois de grande! Bem Anna é isso, esse comentário é só pra agradecer por ter deixado meu dia mais colorido. Engraçado essa “intimidade” que a internet dá, né? Moramos na mesma cidade, mas não a conheço pessoalmente e ainda assim me atrevo a dizer seu blog me deixou mais leve hj. Mas hj acho mesmo que não devemos deixar passar a oportunidade de dizer pra alguém que ele foi importante pra gente. Bjo grande, Patricia.”
Eu me arrepiei lendo e meus olhos se encheram d’água. Então perecebi que é exatamente essa a resposta pra minha pergunta. É por isso que eu tenho esse blog. É por comentários como esse. É para levar alegria para as pessoas. Para compartilhar o que mais me faz feliz, minhas histórias, minhas fotos, minhas comidas, meu amor. E encontrar pessoas que, como eu, precisam de terapia, precisam relaxar e buscam o Ideias de Fim de Semana. Virou uma terapia em grupo, e quem mais sai ganhando sou eu.
Então resolvi começar o dia agradecendo. Porque cada pessoa que lê, cada uma que comenta, cada e-mail que eu recebo, me faz mais feliz. Me faz ver o sentido da vida, por mais piégas que isso seja. Porque eu acredito que cada um tem uma missão, e a minha começou a ser cumprida depois que eu fiz esse blog.
Obrigada Ideias de Fim de Semana. Obrigada você, que lê, vê e sente este blog.
Obrigada.