santa quitéria das frexeiras
No último fim de semana eu dei uma chegada no Festival de Inverno de Garanhuns, coisa que eu não fazia há alguns anos. E aproveitei pra dar uma esticada pra conhecer o Santuário de Santa Quitéria das Frexeiras. Eu acho a história dos ex-votos muito interessante, e lá é um lugar repleto deles! As pessoas levam representações das graças alcançadas esculpidas em madeira ou gesso como forma de agradecimento. Então olhando com calma podemos encontrar mãos, pernas, cabeças, seios, patas de animais, crianças, de tudo um pouco. Eu acho a fé uma coisa bonita de se ver, sabe? Então locais sagrados como esse me chamam muito a atenção.
No Santuário a gente ainda pode encontrar muitas fotos, mensagens, placas, reproduções de diplomas, documentos e muitas outras coisas que representam as promessas feitas. Alguns são quadros pintados, desenhos feitos a mão, xérox, é muito interessante como as pessoas conseguem agradecer de diferentes formas. E a gente vê gente agradecendo por tudo, desde a cura de uma doença até por conseguir comprar um carro, tirar a habilitação, concluir um curso, tem de tudo. E sabe uma coisa que me chamou a atenção? A quantidade de votos e agradecimentos para os animais. Na maioria animais de fazenda, como bois e cabras, que muitas vezes são o sustento da família. Mas acredito que muitos estão ali por apego dos donos mesmo, o que deixa tudo ainda mais bonito.
Santa Quitéria das Frexeiras fica perto de Garanhuns, uns 10 ou 15 minutos de carro. Vale a visita e vale ir com tempo pra ficar andando e olhando o santuário com calma. É cada história interessante que nem dá pra imaginar. E nesse mesmo passeio nós demos uma volta pelo Santuário Mãe Rainha e também no Monte, o ponto mais alto de Garanhuns, onde tem o Cristo. Vale dar essa volta pra ver um pouco os arredores da cidade, sentir um ventinho gelado e contemplar boas vistas. :)