curiosidade: cidades poligonais

Almeida, Portugal.

Palmanova, Itália.

Bourtange, Holanda.

Naarden, Holanda.

Goryokaku, Japão.
Gente, eu achei essas cidades muito interessantes. Quando vi o post sobre cidades fortificadas no Obvious, eu tive que catar pra postar. Eu sou dessas pessoas que adora uma curiosidade sobre qualquer coisa, sabe? Adoro as besteiras do Guinness World Record, aqueles Livros dos Curiosos e tudo que gira em torno dessa cultura inútil :P
Mas tenho que dizer que a cultura das cidades poligonais não é nada inútil. Apesar de parecerem mega modernas, uma coisa até meio Dubai feelings, elas são antigas, a partir do século XVIII. Elas foram construídas para ser verdadeiras fortalezas contra os ataques de guerra.
Lembram o formato de alguns fortes, e a principal referência que eu tenho são os fortes aqui de Recife. O Forte das Cinco Pontas, que hoje só tem quatro porque uma delas foi destruída em combate, o Forte do Brum e o Forte Orange. Mas aqui a gente pode ver verdadeiras cidades fortificadas.
Como explica o texto do Obvious, são cidades que quebram os paradigmas da formação das cidades. Essas não são aglomerados de construções que se deram em torno de rios ou estradas, como geralmente são as cidades. Essas foram inteiramente construídas pelo homem, com o objetivo de atacar e defender. Interessante, né?
Claro que eu joguei o nome de todas as cidades no Google Maps para ver se era verdade, e para conhecer melhor esses espaços, e eu indico a viagem. Arrasta o bonequinho laranja pra lá e vai ser feliz:
O interessante é que como o carro do Google não tem acesso a todos os pontos das fortalezas, a maioria só tem fotos das pessoas que enviam. Mas ainda assim são super interessantes, de verdade :)
Ps.: Esse post hoje é didicado ao blog raphanomundo, da minha amiga Rapha Aretakis, que hoje completa 1 aninho de vida. Parabéns! E continue nos levando junto na bagagem para suas viagens :)