home sobre mim sobre o blog mídia kit

marmita do dia: couscous marroquino com frango desfiado


marmita do dia

Essa é a minha marmita de hoje, mas pode muito bem ser o quitute da sua festinha amanhã :P É ótimo para servir assim, na taça ou em copinhos, para os convidados de um encontro com os amigos. É gostoso, leve e até parece chic mas é super simples :)

Ainda faltam duas semanas para a minha consulta com a nutricionista, para entrar de dieta PRA VALER. Então, em quanto isso, eu vou dando o meu jeito de comer bem sem exagerar. E esse prato de hoje é bem isso. Leve mas que vai me satisfazer até a hora do lanche da tarde :)

A receita é super simples. Eu peguei umas sobrecoxas desossadas e sem pele, e deixei virar a noite marinando no limão, alho, pimenta, sal, cominho e cúrcuma. Então eu peguei uma panela, cortei pedaços grosseiros de cebola e coloquei para refogar no azeite. Quando ela ficou transparente eu joguei o frango e a marinada, coloquei umas rodelas de tomate e deixei dar uma refogada. Então eu coloquei água até cobrir o frango e acertei o tempero do caldo com mais sal, cúrcuma e pimenta tabasco defumada. Tampei e deixei ferver, ferver, ferver…

Enquanto isso, eu fui fazendo um refogado de azeite, cebola picadinha, alho, pimentão vermelho em pedacinhos e tomate. O ideal é ter uma salsa, que eu adoro, ou e coentro, que eu não suporto :P Esse temperinho verde bom tanto para o sabor, quanto para a montagem do prato, né. Quando coloquei tudo na taça senti uma falta de um verdinho, mas tanta falta, que apelei para essas folhas de louro desidratadas que de verde não têm nada.

Depois do frango passar uns 40 minutos fervendo, você vai separar os pedaços do frango para desfiar e ficar com o caldo. Então você vai coar esse caldo temperado, numa peneira ou, como eu fiz, num pano bem limpo. Se quiser, pode bater as verduras num mixer, mas eu prefiro um caldo mais ralinho mesmo. Então você vai pegar 1 copo e meio de couscous marroquino e colocar para hidratar em dois copos desse caldo de galinha. O ideal é tampar o local onde o couscous será hidratado, para abafar.

Enquanto isso pode ir desfiando o frango, que se for desossado como o meu é bem rapidinho. Então é só fazer a minha querida e amada mistureba :P Pega o frango e junta ao refogado. Acerta os temperos, coloca um pouco mais de azeite e dá uma boa mexida. Então você vai juntar o couscous, que não pode estar muito mole para não desmanchar. Mexe delicadamente para não virar uma papa e espera esfriar um pouco. Quando esfria os grãos se soltam mais e fica melhor para comer e mais bonito para servir.

Esse prato vai super bem com uma boa pimenta, e eu escolhi essa lá do Mercadão de São Paulo, que ganhei de Lucas David. Ela é bem forte e saborosa. Combinou mesmo.

Bom apetite, gente :)


3 comentários sobre o assunto

uma das melhores receitas para marmita!

Alice O.

Vou experimentar.

António Fragateiro

Fiquei com água na boca ao ver esta receita. Aliás já tem um tempo que estou querendo fazer uma receita com couscouz…. só tem um problema: Nunca vi, nunca comi e claro, nunca fiz couscouz na minha vida….. seria um abuso pedir para você me ensinar como proceder? Muito obrigada, e parabéns pelo lindo blog.
Elisa Cordeiro Públio

Elisa

Deixe sua mensagem



© 2023 - ideias de fim de semana