home sobre mim sobre o blog mídia kit

uma nova velha planta



Ontem passei o sábado em Carpina, cidade do interior aqui de Pernambuco, onde minha mãe tem uma simpática casa que está eternamente em reforma, afinal, tem coisa melhor do que sempre ter alguma coisa pra fazer na casa? Pois é, essa tem sido a diversão favorita dela há quase 1 ano. Entre o churrasco e a cervejinha, fui dar uma volta na rua para ver se achava alguma plantinha para roubar olhar. Sai de biciclieta com Malu, minha irmã e estreei as ferramentas de jardim da minha mãe na caçada. Para levar pra Recife eu enchi um saco com bastante terra, porque eu estou fazendo adubo orgânico e também precisava replantar algumas das minhas plantinhas. Para Carpina eu peguei algumas florzinhas que cresciam sem dono no canto da rua e replantei no terreno da minha mãe. Uma de flor roxinha, outra de flor branca e outra de flor rosadinha. Espero que elas fiquem firmes por lá ;) Então com terra nova e fértil em casa, hoje, domingão, resolvi me dedicar ao meu jardim. Uma das coisas que eu mais gostei de fazer foi dar uma mudada na minha planta da sala, que é uma dracena pleomele, juntando ela com os meus clorofitos. Foram as duas primeiras plantas que comprei aqui pra casa logo depois de me mudar, há mais de um ano, e eu estava precisando dar um upgrade no visual delas. Então resolvi fazer os clorofitos de forração da dracena, dando mais volume à planta, que tem um caule fino, e colocando mais tons de verde para dentro da sala. Eu adorei o resultado. A jardineirazinha que estava com os clorofitos já estava feia, vou dar uma lixada e uma pintada nela para começar outra plantação.

Aglumas pedras que tirei do vaso da dracena eu coloquei aqui aos pés do manjericão, que também replantei hoje. Ganhei esse lindo vaso da minha mãe, que também tinha me dado a muda de manjericão, e ele coloquei em cima desse prato de plástico, que é para vasos bem maiores. Coloquei algumas pedras menores também dentro do vaso e gostei da composição. Elas vão ficar por ai até eu ter um prato menor e um outro vaso grande para colocá-las.

Dica: Eu estou fazendo adubo orgânico da seguinte forma: peguei um balde de plástico, desses que são para lixeiro e são cheios de furos. Coloquei ele dentro de um saco plástico grande pra não fazer muita sugeira, mas o saco tem que ser grande o suficiente para ele ficar folgado e o adubo poder respirar. Fiz uma camada de terra e uma de matéria orgânica, que pode ser casca de frutas, verduras, casa de ovo, só não coloque comida de panela e esse tipo de resto. É só ir fazendo essas camadas e regando com um pouco de água. De vez em quando fure com um palito de churrasco ou com uma ferramenta de jardim para que o oxigênio possa entrar, porque caso ele não seja bem arejado o adubo começa a feder. Sempre terminando a camada com a terra por cima e fazendo essa aeração, o adubo é completamente inodoro. Depois que completar o balde espere entre uma média de 90 dias até o seu adubo estar pronto pra ser usado em suas plantinhas. Você recicla sua matéria orgânica em prol do seu próprio jardim ;) Quero deixar claro que essa é a minha maneira de fazer, pessoas mais profissionais utilizam outros elementos para a compostagem.



Deixe sua mensagem



© 2023 - ideias de fim de semana