ensopado de aratu ao coco
Essa receita é a cara da sexta-feira. Sabe porque? Porque isso com uma cervejinha é a melhor coisa do mundo! É comida de boteco, geralmente servida com uma farofinha ou um pãozinho. E é tão fácil que vai dar vontade de fazer todo final de semana hahaha :)
Eu sou alucinada por caranguejo, aratu e esses bichos assim hahaha :P O caranguejo pra mim é uma terapia. Ir, comer 2 ou 10, descascando tudo no dente (me julguem) e tomando minha cerveja. Se bem que eu gosto tanto de caranguejo que eu aprendi tanto a sair sozinha pra comer, quanto a comer tomando suco se não rolar de beber. Então deu pra ver como eu gosto, né? E pra mim aratu é gostinho de praia. É a memória da minha adolescência em Porto de Galinhas, onde eu ficava na praia economizando a grana só pra me servir do ensopado de aratu que passava nos carrinhos por lá. E eram sempre deliciosos!
Então quando eu estava com mamãe num empório perto da casa dela e vi a carne de aratu lá, eu tive que pegar. Já peguei pensando na receita, no gostinho, em todo o clima. E nada melhor do que fazer e confirmar de que ficou uma delícia MESMO. E o melhor, que é bem mais fácil do que eu imaginava :)
Em uma panela com azeite eu refoguei uma cebola e alho picado. Depois juntei meio quilo de carne de aratu e refoguei junto. Foi quando eu coloquei sal, pimenta calabresa e um pouco de açafrão. Eu gosto de comida com bastante tempero, sabe? E quando eu me dei conta de que tinha esquecido de comprar a salsa pra receita eu quase chorei :( Então fica a dica: quem gosta de coentro, que definitivamente não é o meu caso, pode adicionar. E quem for dos meus, vai na salsa que não tem erro. Aí pra deixar o sabor ainda mais forte, coloquei cebola e alho em flocos. Faz toda a diferença inclusive na textura ;)
Aí depois de ver que a carne já está toda cozidinha, eu juntei 200g de Polpa de Tomate Tambaú e deixei levantar fervura. Depois adicionei uma colher de sopa de requeijão, pra dar uma ~cremosidade~ e finalizei com 200ml de Leite de Coco Tambaú. Depois é só experimentar e acertar o sal e a pimenta, e tá pronto pra servir.
Fica cremoso, pra comer de colherzinha com uma farofinha. Se quiser, pode colocar um pouco mais de água e deixar mais ralinho pra ficar tipo caldinho, sabe? Esse aratu vai bem de qualquer jeito. <3 Então se prepara pra aproveitar a dica e arrasar na confraternização dos amigos no final do ano ;)
* Post em parceria com a Tambaú Alimentos