home sobre mim sobre o blog mídia kit

bolinho fit de frango com batata doce


bolinho de frango com batata doce bolinho de frango com batata doce 0 bolinho de frango com batata doce 2 bolinho de frango com batata doce 3 bolinho de frango com batata doce 4 bolinho de frango com batata doce 5 bolinho de frango com batata doce 6 bolinho de frango com batata doce 7Quando eu comecei a preparar a receita, ia chamar de almôndega fit. Mas a textura ficou bem diferente de uma almôndega, mais macia, sabe? Então pra não gerar falsas expectativas, vamos chamar de bolinho :P Ah, uma coisa importante. A receita é ~fit~ mas quero dizer que não estou em vibe fitness, lowcarb, eatclan e afins. Eu estou sim em busca de uma alimentação mais saudável, mais nutritiva e, claro, atrás de perder uns quilinhos que achei. Mas não consigo mais fazer dieta restritiva nem nada. Pra mim, o segredo é o equilíbrio. Nem tanto, nem tão pouco. Tenho a sorte de gostar de coisas integrais, naturais e essas tais denominadas “fit”. Então encarem isso como um presente gostoso para quem está nessa vibe, e pra quem não está também. :P

A receita é simples e tem a base daquele famoso “salgado maromba” que bombou no Instagram há um tempo atrás, sabe? No processador eu misturei 500g de frango cozido e desfiado com 200g de batata doce cozida, até formar uma massa. Pode adicionar um pouco de água se precisar pra deixar mais homogêneo. Nessa mistura eu temperei com sal, pimenta calabresa, alho em flocos e um pouco de curry. Depois mistura bem isso tudo e deixa esfriar. Pode colocar no congelador um pouco pra agilizar o processo. Então misturei um ovo e 2 colheres de sopa de farinha de aveia e misturei bem até ficar com uma textura consistente pra fazer as almôndegas. Se precisar, adicione mais da farinha.

Você pode rechear ele com o que quiser, eu escolhi cubinhos de queijo minas frescal. Depois de preparar as bolinhas, coloca numa assadeira antiaderente levemente untada e leva ao forno pré aquecido por 10 minutos. Tira do forno, vira as bolinhas de lado e volta por mais 10 minutos. Dá uma checada na consistência, porque a única coisa que falta “cozinhar” é o ovo, já que a batata e o frango já foram cozidos antes.

Então você pode servir como almôndegas, assim como eu fiz. Aqueci o Molho Pronto de Bolonhesa da Tambaú, coloquei os bolinhos dentro e servi com uma massa integral bem levinha e deliciosa. Foi um almoço bem servido, leve e nutritivo. :)

 

* Post em parceria com a Tambaú Alimentos


5 comentários sobre o assunto

pode usar a farinha de trigo ao invés de farinha de aveia?

Tamires Nascimento

    A farinha de aveia é menos nociva que a de trigo, e deixa uma textura diferente… Então é bom ir colocando a de trigo aos poucos e ir vendo a consistência ;)

    Anna Terra

Pra ser fit mesmo, o bom é temperar o frango somente com cheiro verde e um pouco de sal light! Não é preciso utilizar ovos ou farinha, somente frango e batata já cria a consistencia necessária para formar as bolinhas! Fica realmente gostoso e assim como falei mais saudável ainda! Bjss

Gláucia

Posso congelar??

Adriana

Que contradição… buscando uma alimentação mais saudável e usando molho pronto, industrializado. Não adianta querer ser saudável e continuar comendo essas porcarias.

Letícia Borges

Deixe sua mensagem



© 2017 - ideias de fim de semana