conserva de pimenta


Eu sou uma amante assumida das pimentas. Adoro as que ardem, mas também aprecio as que tem somente aroma. Já faz tempo que eu quero fazer uma conserva, mas ainda não tinha parado pra comprar os diferentes tipos de pimenta e nesse fim de semana eu resolvi que ia fazer de qualquer jeito, mesmo depois de encontrar na feira só a malagueta e a olho de peixe. Peguei um vidrinho de mel que tinha “acabado de acabar” e comecei.

A primeira coisa a fazer é esterilizar o vidro, colocando ele para ferver em uma panela com água por aproximadamente 20 mins. Para que o vidro não estoure, você deve manter um pano de prato dentro da água, no fundo da panela, durante a fervura. Enquanto o vidro esfria você faz o branqueamento das pimentas, que serve para que elas fiquem com uma cor mais vibrante e demorem mais para oxidar, podendo ficar fora da geladeira. É só colocar as pimentas em água fervente por 20 segundos e depois colocar imediatamente em água com gelo.

Então, é só retirar os cabinhos verdes das pimentas e ir preenchendo o vidro que você escolheu, fazendo camadas ou organizando como você quiser. Ao final, você escolhe o líquido que vai utilizar para curtir, se será vinagre, cachaça ou azeite. Eu misturei cachaça com vinagre, para que fique mais forte e picante.

Eu gostaria de ter outros tipos e outras cores de pimenta, a próxima conserva que eu fizer será mais um objeto de decoração do que culinário. Você pode misturar na sua conserva vários outros condimentos, eu coloquei dentes de alho fatiado e um pouco de sal. Faça do seu gosto.

Essa mistura tem validade de 1 ano aproximadamente.

Dica importante: use luvas, daquelas cirúrgicas mesmo, para manusear as pimentas. Elas podem queimar a mão. E não esqueça de lavar as mãos com bastante água ao terminar.

3 Comentários em conserva de pimenta

  1. 1
    luciano lima says:

    muito legal,dicas nota 10! parabens !!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>