home sobre mim sobre o blog mídia kit

a arte reciclada de serginho altenkirch


A mulher esperando a hora do cachorro-quente ficar pronto.O primeiro sapato do filho dele.Totem.Pia de vinho?Serginho Altenkirch é um multiartista muito talentoso. Ele é fotógrafo, designer e artista plástico. O Canal das Artes é onde fica o seu atelier, além de ser um espaço para ensaio e apresentações de teatro, música e dança. É alugado para eventos e possui um estúdio, onde há 2 anos está sendo filmado um stop motion de massinha de modelar.

O Canal das Artes é uma exposição permanente da arte de Serginho. Mas permanente não ter dizer que tudo permaneça do mesmo lugar. Sempre que eu vou fazer uma visita tem alguma coisa nova, ele mudou algo de lugar, desfez, refez. Ele diz que aquelas obras nunca estão totalmente acabadas. Enquanto você anda pelo Canal das Artes, vai descobrindo formas e rostos em qualquer lugar. Essa bagunça é meticulosamente organizada, pensada, repensada. É uma experiência excelente :)

A matéria prima ele consegue em ferro velho, com carroceiros, em antiquários, brechós, bazares. Ele trabalha com madeira, ferro, materiais de demolição, resina, fotografia e um sem número de materiais e objetos. Ele tem o dom te transformar as coisas, e deixá-las lindas. Ele transforma alfaias em mesas, gavetas em quadros, degraus em prateleiras, e tudo tem a sua personalidade e o seu encanto.

Serginho ainda é dono do bar e restaurante Casa da Moeda, que fica na rua da Moeda no Recife Antigo. O bar é todo decorado com sua artes, e está tudo sempre à venda. A comida é de excelente qualidade, a cerveja é gelada e o ambiente é super agradável. As vezes rolam shows de blues que animam ainda mais o movimento.

Eu já tinha esse quadro de Serginho na minha parede, que é de uma foto que ele tirou do rio Capibaribe, pegando o Recife Antigo ao fundo. Então um dia eu e Paolo chegamos lá no Canal das Artes com a ideia de fazer uma estante com prateleiras suspensas num tronco bem rústico. Serginho gostou e nós fomos escolher o tronco do tamanho e do formato que seria melhor. Escolhemos ainda uma base legal e deixamos nas mãos dele.

Quando fomos pegar ele terminou de fazer o acabamento, polindo com óleo de linhaça, e pronto. Ficou linda assim. A decoração dela é provisória, temos bons planos para essas prateleiras :) Linda demais, né? Deu uma vida pra nossa sala :D


7 comentários sobre o assunto

hummm faz um tempão, mas eu já fui no atelier dele, tem umas fotos no meu flickrdesse dia: http://www.flickr.com/photos/dezzamac/2044945196/

Andrezza Mac

pronto, já não preciso mais lembrar de perguntar de onde veio a moldura dessa foto da tua casa! ^^ adorei!

Alice O.

Fantástico, um universo de possibilidades…é sempre bom ver através da óptica dos artistas, tudo tem uma beleza, até no q desprezamos no dia a dia.

augusto

Deixe sua mensagem



© 2017 - ideias de fim de semana