home sobre mim sobre o blog mídia kit

bolo de ameixas frescas


Eu não sou muito boa de bolo… Na verdade eu fiz poucos na minha vida :P Mas quando vi essa receita no Simplesmente Delícia eu coloquei na cabeça que ia fazer, e fiz. Eu adoro o blog da da Flavia Pantoja, porque além de trazer receitas deliciosas, traz fotos lindas. Já fiz os cookies de chocolate com aveia e ficaram incrivelmente bons, iguais aos da foto. Por isso é difícil reproduzir uma receita de lá pra postar aqui, porque minhas fotos nunca ficam tão boas quanto as dela :P

A receita é realmente simples, é só cuidar das quantidades direitinho. Aqui estão as medidas para uma receita, eu precisei dobrar os ingredientes porque minha forma era grande (26 cm de diâmetro), mas se a sua for média (22 cm) pode usar essa quantidade mesmo.

1 ¼ copos de ameixas frescas picadas

1 copo de farinha de trigo

½ colher de fermento em pó

½ colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

50 gramas de manteiga a temperatura ambiente (a receita diz pra ser sem sal, mas como eu só tinha com sal eu usei e tirei o sal da receita)

¼ de colher de sobremesa de sal (só se você usar manteiga sem sal)

2/3 copo de açúcar + 2 colheres de sopa

1 colher de sobremesa de aroma de baunilha

1 ovo grande

½ copo de iogurte natural (não serve desnatado) ou 125 ml

Primeiro você deixa o forno aquecendo e vai preparar a forma (usei uma redonda de lateral removível), forrando papel manteiga e untando com manteiga e farinha. Depois disso você lava bem as ameixas, que devem estar maduras mas não muito moles, e corta em pedaços tirando o caroço. Numa vasilha você vai misturar a farinha de trigo, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal, se você for usar.

Na vasilha da batedeira você vai colocar o açúcar e a manteiga, e bater em velocidade média até formar um creme fofo e claro (uns 3 ou 4 minutos). Depois você adiciona o ovo e a baunilha e bate mais um pouco. Então você vai diminuir a velocidade da batedeira e vai adicionar a farinha intercalando com o iogurte natural, em três vezes. Pare a batedeira uma vez para limpar as laterais, bata até incorporar e pronto, é só despejar na forma que você preparou.

O creme fica lindo e delicioso (claro que eu experimentei um pouquinho cru :P), então é só você colocar as ameixas e não precisa afundá-las no creme, porque quando for pro forno isso já acontece. Povilha as colheres de sopa de açúcar por cima das ameixas e leva ao forno por uns 35-40 minutos ou até dourar e uma faca sair seca de dentro. Então é só deixar esfriar por uns 30 minutos antes de desenformar e huuummmmm!

A massa fica fofinha e bem delicada, as ameixas vão pro fundo do bolo e ficam com uma textura deliciosa, dando uma “molhadinha” no bolo. Acho inclusive que dá pra mudar a fruta, com morango deve ficar imoral. É uma receita muito gostosa e simples de fazer. Adorei! Aqui em casa eu nem consegui esperar esfriar 100% pra experimentar :P Eu e Paolo comemos o bolo quase todo de uma vez, então tive que separar o pedaço que prometi pra minha mãe e sair de perto pra não devorar tudo. Aprovadíssima!


16 comentários sobre o assunto

bicho…eu n gosto de bolo de ameixa…mas esse ficou foda de lindoooooo e eu queria muitoooo provarrrr! QUE DELICIAAAAA VISUALLLLL! AHAHAHAH =***

Carol Burgo

    Eu tmb não gosto de bolo de ameixa, mas esse é de ameixas frescas, então é beeem diferente e muito mais gostoso :D

    Anna Terra

Parece muito bom!!! Hum… Ah, se eu soubesse cozinhar! enquanto não chego nesse patamar continuo tentando! bjs

Deborahslim

    mas cozinha é tentativa mesmo :)
    E tire a ideia de que você não sabe cozinhar da cabeça… Todo mundo sabe, é só querer :)

    Anna Terra

Vou fazer! Meu deus, to com desejo de comer um bolinho assim faz tempo! Se fizer com morango deve ficar foda mesmo, hein?? Que delícia! Ficou tudo lindo :*

Rapha Aretakis

    Raphinha, tu não vai se arrepender de fazer, viu? Depois me diz como ficou :D :*

    Anna Terra

I-MO-RAL!
Vou fazer! Fiquei aqui lambendo os beiços!

Julia Salgueiro

    É delícia, viu? Pode fazer e me chamar pra experimentar \o/

    Anna Terra

Ficou lindo! As fotos estão muito boas tambem! Esse bolo é uma delicia, do tipo “não super doce”, o que me faz comer mais ainda… O maior perigo!!! :)
Um beijo!
Flavia

Flavia Pantoja

Ficou uma DELÍCIA! ;*

Malu Didier

Tá bom, confesso:
Babei com essa receita e com suas Ideias de Fim de Semana.
Parabéns!!!!!

Fê Dutra

Muito bom mesmo! Experimentei e gostei.

Ana

Fiz e ficou uma delícia. Substitui o iogurte por creme de leite e mesmo assim, a massa ficou super gostosa.

Cida

Ficou uma delícia divino parabéns pela receita

Flavia

Deixe sua mensagem



© 2023 - ideias de fim de semana