home sobre mim sobre o blog mídia kit

cafés da manhã pelo mundo


Esse é o tradicional café da manhã inglês. Conhecido como Full English Breakfast, ele vai de torrada com ovos, bacon, linguiça e um feijão branco com um molho vermelho meio adocicado. É, eu tive o desprazer de provar esse negócio, e relamente não é a melhor coisa do mundo pra começar o dia.

Na China o destaque do desejum é o Youtiao, massa de farinha frita cortada em forma de palitos, que acompanha arroz e leite de soja.

Ah o café da manhã francês. É sem dúvida um dos poucos que realmente tem cara de café da manhã pra mim. Um croissant, ou um brioche, ou ainda uma baguete, companhados de um cream cheese e um bom café bem quente. Esse eu tive o prazer de provar por lá, e volta e meia tento repetí-lo por aqui também. O meu preferido, sem dúvidas.

No Vietnã o dia começa com uma sopa de frango típica, conhecida como Pho, que leva arroz e outros ingredientes, como salsa, cebolinha e hortelã. Dizem ser um dos mais nutritivos do mundo, mas café da manhã temperado desse jeito, e com cara de jantar, não é pra mim não.

A Espanha desperta ao sabor de churros e chocolate quente. Ai que delícia! Isso se eu gostasse de churros… Mas eu fico com o chocolate quente e roubo um croissant lá da frança pra acompanhar :P

O café da manhã na Irlanda até que lembra o inglês, mas sem aquele feijão tão incoveniente. Tudo bem que essas fatias de bacon e essas linguiças ainda deixam ele um pouco indigesto para mim, e os irlandeses ainda incorporam o White Pudding, que é uma massa a base de manteiga, aveia, cebola e especiarias. Posso ficar só com o suco de laranja? :P

Olha o café da manhã americano ai. Eu senti falta das panquecas na foto, com mel ou geléia. Mas um bagel, que nada mais é do que esse pão branco em forma de rosca, recheado com presunto defumado e um bom cream cheese tá valendo né?

Dizem que os italianos passam bem o café da manhã só com uma xícara de café com leite vaporizado, mas eu não perderia a oportunidade de acompanhar esse café com uma boa fatia de pão italiano e uma boa manteiga.

E eu que nem sabia que existia acarajé fora da Bahia… Rá! Brincadeira :P Na Nigéria o dia começa com um acarajé recheado com oji, uma espécie de creme feito de nata. O prato é servido com diversos tipos de molhos e com ‘Moi Moi’, um pudim feito com feijão, cebola e pimentões.

O Irã é mais um lugar que toma café da manhã com cara de almoço, ou jantar. No inverno eles preparam essa espécie de sopa, feita com trigo, canela, manteiga e açúcar, que é misturado com peru, cordeiro ou frango cortado em tiras. Eles cozinham tudo junto e servem. É, realmente não dá pra mim.

E no Oriente Médio eles comem no café da manhã o que eu comeria de entrada no jantar, ou até como petisco à noite. Esse creme é chamado de Labneh, e é feito de iogurte elaborado com especiarias, como hortelã e tomilho, conservado no azeite de oliva. Eles passam em pães ou torradas e pronto, estão prontos pra começar o dia.

Interessante né? Como as culturas são tão diferentes. Eu vi lá no Msn Viagem e adorei.


11 comentários sobre o assunto

olha…so pk meu cafe da manha ta sendo um activia e uns biscoitos integrais nojentos, tu posta essas fotos deliciosas desse croissant suculento. É pra eu me matar tu diz! Esse que é teu presente de Dia do Amigo pra mim Anna Terra!??????????

hahahahaha. brincadeirinhaaa, to morrendo de gula, mas te amo mesmo assim. rá!

bjooo

Carol Burgo

Ai, que fome! Aqui já tá na hora do almoço e alguns pratos abriram o meu apetite heheheh O café inglês que tomei pedi para substituir o feijão malassombrado por batata frita (saudável, não? – mas já que pisou na merda, abre os dedos).
Aqui na alemanha o café da manhã é bem sem gracinha: Brezel (joga no google) + café :( não tem muita fruta, mas tem muito queijo nham…
:*

Rapha Aretakis

GordinhaTensa, saííí!

novdea

digo logo que nos meus dias de gorda o caf-e da manhã americano e irlandes me cairiam muito bem… o último me deixou com água na boca mas só pq tá perto da hora do almoço ^^ ficaria entre o espanhol e o francês, pq não tomo café preto =D
mas meu mamão papaya (p/ o intestino funcionar), minhas duas fatias de pão de soja c/ requeijão e meu copinho de leite branco s/ achocolatado e s/ açúcar matam minha vontade e ajudam a não virar um boi de gorda =P

Alice O.

Uma colega que foi casada com italiano disse que na Itália os “peões” de obra tomam café com alguma bebida alcóolica (acho que grappa) antes irem trabalhar.
Eu também prefiro o café da manhã francês. Acho o croissant (aquele amenteigado sem recheio) DIVINO. O blogo tá ótimo Anna Terra. Tô viciando. bjs

Flora Noberto

olha, croissant simples, nem precisa de manteiga, bagel com creamcheese e salmão, panquecas com mel, suco de laranja, iogurte com granola, ou uma salada de frutas; chocolate quente ou café preto pra finalizar! #sonho

cozinhadesentidos

AMEI esse post!
Fico com o espanhol e o francês juntos. Aí, a gente acrescenta um toque dos trópicos: uma frutinha básica e vai feliz encarar o dia!
:)

Iale

Ok, mudei de ideia. Agora quero GORDURA no café da manhã ;P

Fábio Buchecha

Eu gostei do café Italiano e o Espanhol. Para mim uma boa xicara de café com leite ou uma de chocolate quente já esta valendo ;)

Karol

Eu fico com o inglês, sem carbo e açucar. Muita proteína!

Núbio

Eu fico com o inglês, pouco carbo e sem açucar. Muita proteína!

Núbio

Deixe sua mensagem



© 2017 - ideias de fim de semana