certo e errado na decoração
Primeiro eu gostaria de dizer que esse post não é uma cagação de regra do que é certo e errado na decoração. Na verdade, eu tô escrevendo ele pra dizer que, na minha humilde opinião, não tem isso de certo e errado. Vocês não acham que é muita ousadia entrar na casa de uma pessoa e dizer que o jeito que ela coloca as coisas na parede tá errado? A casa é dela, a parede é dela e ela faz o que quiser, confere? Eu acho isso. Decoração não é uma ciência, um cálculo, uma coisa exata pra dar certo ou errado. Decoração é gosto, estilo, vontade e isso vai de cada um.
Claro que existe otimização de espaço, de iluminação, de tudo isso. Que o trabalho dos arquitetos e decoradores é altamente importante e valorizado, mas não pra dizer o que é certo e errado, mas sim para deixar a casa das pessoas do jeito delas da melhor forma possível. Mais uma vez, é a minha humilde opinião. :)
E é engraçado como se você jogar no Google “erros na decoração” ou “coisas cafonas na decoração” vai aparecer uma caralhada de links e mais links de gente apontando o dedo e dizendo ERRADO! BREGA! FEIO! Meu amigo, feio é usar uma coisa que você não gosta porque os outros acham bonito. Isso é feio. Isso é errado. Então peguei alguns dos exemplos que mostram nesses links e reuni aqui só pra mostrar que não interessa quem ache feio, errado ou brega, se você gosta e se sente bem, use. E abuse. :)
Paredes pretas
“Ahhhh mas paredes pretas diminuem muito o ambiente!” E quem disse que todo ambiente tem que parecer amplo, largo e grande? E se eu quiser diminuir? E se eu não me importar? E eu tenho que dizer que já trabalhei numa agência que a parede atrás do meu computador era preta, e dava um alívio danado na vista desviar do computador e olhar pra ela.
Flores artificiais
Sim, eu prefiro flores e plantas naturais. Mas quem sou eu na noite pra dizer que as artificiais estão erradas ou são feias? Muito pelo contrário, tem algumas coisas que você só consegue fazer com as artificiais e deixam sua casa com um ar florido. De cor e leveza, mesmo que artificial. Então vamos guardar as armas e observar ;)
Papel de parede extravagente
Eu tenho probleminhas com coisas repetidas, confesso. Mas estou estudando alguns papéis de parede aqui pra casa e se alguém apontar o dedo pra dizer que não está correto eu vou… Deixa pra lá. :P Esses por exemplo há quem julgue errado, eu digo que ~só deos pode me julgar~ hahaha :)
Forro de gesso
Dizem que é errado colocar forro de gesso em apartamentos com pé direito baixo. Que diminui, esquenta e essas coisas. Entendo, é uma ciência no caso. Mas se a pessoa quer o danado do forro de gesso, tem um projeto massa e vai arrasar na iluminação, quem é doido de dizer que o certo é sem? Alguns belos exemplos.
Decoração amontoada
Eu sempre defendi que acho muito mais confortáveis e aconchegantes os espaços com muita coisa. A decoração clean tem o seu valor, mas eu gosto mesmo é de amontoado, preenchido. Principalmente quando cada coisa tem a sua história, sua lembrança, seu valor. Decoração pra mim tem que reunir um pouco do que a gente gosta, e se a gente gosta de muita coisa… Vamos decorar com muita coisa, ué. Nunca foi pecado. :)
Mistura de cores fortes
Cor bonita é pra se usar! Eu adoro uma cor na decoração. Uma, duas, dez. Acho que cor é vida e alegria, e que quanto mais cor melhor. E se o seu estilo não brilha, não queira apagar o meu, ok? hahaha :) Ah gente, dá pra acreditar que há quem julgue isso de brega e cafona? Eu quero mais é ser cafona mesmo, que coisa linda. <3
Imagens do Pinterest.