home sobre mim sobre o blog mídia kit

eu não quero retrospectiva


Retrospectiva parece que tem uma pitada de rancor. É como se fosse remoer tudo o que passou, e eu não gosto disso. Eu gosto de fazer balanço, mas não de retrospectiva. Muita coisa que aconteceu tem que ficar lá mesmo, na página de 2014 que vai ser virada e pronto. Sem retroceder. De 2014 eu só quero um balanço, e que seja num ritmo suave.

Eu poderia dizer muitas coisas sobre 2014, sobre como minha vida mudou. Foi um ano intenso, eu diria. Conheci pessoas incríveis, lugares maravilhosos, novos sons, sabores e amores. Mas a minha maior surpresa de 2014 foi conhecer algo dentro de mim. Um sentimento novo ou uma face nova de um sentimento que eu não compreendia direito. E foi tão grande meu auto-conhecimento que eu ouso até discordar do mestre Tom Jobim quando ele diz que é impossível ser feliz sozinho.

É difícil se descobrir feliz sozinha quando se é inteira coração, como eu. Mas o primeiro passo acho que é separar o que é estar sozinho e o que é ser solitário. De solidão ninguém gosta. Eu diria que é impossível ser feliz solitário, talvez. Mas encontrar a felicidade sozinho tem a ver com individualidade, com espaço, com seu próprio caminho. É você conversar mais com você mesmo. Se perguntar, se responder, ouvir seu silêncio. É encontrar seu próprio caminho no meio de tantas dúvidas. Isso é valorizar a sua individualidade. E isso só se consegue valorizando o seu “eu sozinho”.

Esse foi um ano que eu conheci pessoas incríveis, me aproximei de outras que já conhecia, comecei um namoro, vivi rodeada de gente maravilhosa, pra minha sorte. E foi justo o ano que eu mais entendi o valor e a importância de ficar sozinha. Foi quando mais desejei uma noite em casa só com meus bichos. Foi quando mais fiz caminhadas longas suando e pensando. Foi quando eu mais escrevi e guardei só pra mim. Foi quando eu mais pensei em mim, de fato.

Engraçado isso até, porque sinto que foi um ano que ajudei muita gente. Seja só ouvindo, seja falando, seja estando junto. Foi um ano que me senti feliz por poder ser amiga de verdade de algumas pessoas, e estar junto quando elas precisaram. E acho que isso me ajudou a pensar mais em mim, nos meus planos, na minha vida, nos meus sentimentos. Quando você cuida do outro, você termina cuidando de você mesmo também.

Quando me perguntaram: qual é o seu maior medo? Eu respondi sem pestanejar: ficar sozinha. Sem dúvidas esse é meu maior medo. Mas não de ficar sozinha, de viver na solidão. Não suportaria viver me sentindo solitária pra sempre. Eu tenho muito amor aqui dentro, sabe? Sinto que tenho muita energia pra compartilhar, pra me doar. Não conseguiria uma jornada solitária de vida.

Mas o bom de se descobrir feliz sozinha é que isso diminui o medo, sabe? Deixa a gente mais feliz. Abre mais portas. E a gente para de se cobrar tanto. Ficar sozinha é importante e faz a gente crescer. Ninguém faz você amadurecer mais do que você mesmo, com sua busca pelas respostas. Nenhum conselho, livro de auto-ajuda ou grupo do whatsapp. Nada disso tem o que você precisa. Só um pouco de silêncio e a falta do medo de mergulhar em si mesmo. Porque as vezes dói, as vezes faz chorar, as vezes dá vergonha, as vezes emputece mesmo. Mas quando isso passa, é um alívio tão grande e tão verdadeiro que só quem sente é quem se permite fazer essa auto-terapia.

Talvez esse seja o último post de 2014. Talvez não. Mas acho que ele fecha minha mensagem de fim de ano.

Mais amor. Por você e pelos outros. Mas sempre primeiro por você. Sempre.

ANNA TERRA


8 comentários sobre o assunto

Oii!
Também não gosto muito de fazer retrospectiva mas as vezes até sem querer mesmo a gente para e pensa nas coisa boas e nas merdas que a gente acabou fazendo durante todo ele..
Adorei a foto rsrs
beijoss
Sublimar-me

Bruna Guedes

Rapaz, tenho que ler mais esse blog, curti demais o texto, parabéns ana! :D

Hudson Henrique

    Venha mais vezes por aqui, Hudson :) Obrigada!

    Anna Terra

Anna!!! Que bom ter acompanhado mais um ano do idéias. Eu gosto daqui pq sinto vc não escreve post pra cumprir cronograma mensal de planejamento. E cada desabafo ou descoberta sua incentiva varias reflexões em nós, acabamos mudando junto com vc. Adorei te conhecer pessoalmente (valeu, Camino!), compartilhar as angustias e alegrias do trabalho e algumas cervejas! Que 2015 seja incrível, sozinha ou acompanhada, mas sempre inteira :*

Gabi Medeiros

    Poxa, que linda você Gabi. Muito obrigada pelo carinho mesmo, sei nem como agradecer. Que teu 2015 seja sensacional. <3

    Anna Terra

Primeira vez que leio seu blog, e encontro esse super texto.
Já passei por essa fase e estou muito feliz em ler que você encontrou o caminho para a paz.
Concordo com tudo mesmo!
Um ótimo 2015 para todos nós! 8)

Ambressa

    Que seja ótimo pra você também, Ambressa! :*

    Anna Terra

OI Anna,

Eu também me chamo Anna…nao sou Terra mas sou Paula!!! : )
Ja vivi esse momento de estar sozinha e dentro desse caminho de se descobri …as vezes rola mesmo a solidao…mas novamente nos encontramos em nos mesmos e a solidao se vai…
Essa descoberta é maravilhosa… e uma força enorme cresce dentro de nós!!!

Desejo um ano maravilhoso de muitas descobertas…amigos…amores…comidinhas…bichos…viagens….decoraçao….trabalho…musica…arte…e por ai vai!!!

….hei, nao posso esquecer: muitos textos porque seu taleto com as palavras é incrível!!!

abraços
Anna

Anna Paula

Deixe sua mensagem



© 2023 - ideias de fim de semana