home sobre mim sobre o blog mídia kit

marmita do dia: filezinho de tilápia com castanhas e maracujá


file_de_peixe_com_castanha-e-maracujaNunca mais eu tinha postado numa marmita, né? Mas aqui está: peixinho, salada e arroz, o prato ideal da segunda-feira. Principalmente se você, assim como eu, teve um ataque de ansiedade e fez brigadeiro pra comer de colher assistindo seriado.

Paolo comprou esses filezinhos de tilápia, que eu, acostumada a comprar lindos filés grandes, altos e frescos, estranhei esses tão pequenos e fininhos. Mas confesso que depois que ficou pronto meu preconceito com os coitados foi por água abaixo :P Foi Paolo que escolheu a receita, e eu incrementei :P

Pegamos os filezinhos e colocamos no tempero com limão, sal, pimenta e alho. Deixamos lá por bastante tempo, até porque terminamos pegando no sono no sofá. O que, além de adiar a refeição por umas duas horas, deixou o peixe bem temperadinho :P Quando acordamos eu fui preparar um molho de maracujá, que é super simples e bem gostoso. Mas é importante que o maracujá esteja bem madurinho, porque o meu estava meio verde e ficou muito amargo.

A receita do molho eu peguei aqui, no Vídeo Receita. É só pegar a polpa de 1 maracujá e misturar com um pouquinho de água. Então refogar uma cebola na manteiga, colocar o maracujá e deixar reduzir. Então misutrar uma colher de sopa de creme de leite e temperar com pimenta, sal e noz moscada. Mas como eu gosto de molho de maracujá mais docinho, troquei o sal pelo açúcar, que ajudou a quebrar o amargor do maracujá meio verde.

Então foi só preparar o peixe, que é super fácil. Tira ele do tempero e escorre toda a marinada, pra deixar ele o mais sequinho possível, já que quando esquenta ele solta bastante água. Então é pegar umas castanhas trituradas, ou triturar no processador, e passar o peixe nelas como se fosse empanar. Não se preocupe porque ele não fica com muita castranha não grudada nele não, tá? Então é só fritar em manteiga com um fio de azeite. Primeiro o peixe, depois frita o que sobrar das castanhas pra coloca por cima. Fica uma delícia, porque a castanha mistura com o alho e deixa um sabor muito gostoso! Lembra que não pode fritar muito o peixe, tá? Se não ele desmancha. Como esses filezinhos são muito inhos, a gente fritou por uns 3 ou 4 minutos no máximo.

Aí é só servir o peixe com o molho de maracujá por cima e acompanhar com um arrozinho e uma salada. O peixe fica bem crocante, porque mistura a castanha com as sementes de maracujá. Fica delícia, sério mesmo. E como a marmita do dia de hoje foi o jantar de ontem, ainda comemos depois de ver o espetáculo da lua nascendo no mar em frente a nossa janela. Foto de lua é uma dificuldade sem o equipamento adequado, mas fica uma aqui só pra lembrar como foi lindo.

Boa semana!


7 comentários sobre o assunto

Muito gostoso preparar e saborear a própria comida qd fica boa claro!rsrsrsrs
até gosto de peixe,o que não curto msm é o cheiro q fica na cozinha,daí perambulando na net,descobri q depois basta ferver alguns cravos da índia e o cheirinho vai embora,não sei se é implicância minha,mas,fico sentindo o danado do cheiro do peixe!

lucilene Oliveira

Aê! Adoro posts de marmita do dia! Me lembra que é possível comer bem de marmiténha hehe =P

bjos

Nara Viana

o meu peixinho num tava assim tão caprichado mas tava um delicinha… pena que 50 minutos pós almoço eu já estou com fome… mas dieta é isso, paciência!

Alice O.

Que delicia =)) Hum….

Marillia Pontes

Deixe sua mensagem



© 2024 - ideias de fim de semana