home sobre mim sobre o blog mídia kit

marmita do dia: panqueca de galeto


20110506-093527.jpgOntem Paolo comprou um galeto pra almoçar. Desses de supermercado, mesmo… Meio ressecado, meio gorduroso, meio sem gosto. Ruim mesmo. Mas como a gente tem a maior dó de estragar comida, decidimos dar um jeito de reaproveitar o tal galeto.

Como eu e ele adoramos panqueca e tudo que a gente estava precisando ontem era de uma comidinha reconfortante, foi a receita escolhida. E tenho que dizer pra vocês que ficou uma delícia :)

Comecei a desfiar o galeto enquanto assistia um episódio de The Big Bang Theory, dispensando as partes mais ressecadas.

Depois peguei uma cebola grande, ralei e coloquei pra refogar no azeite. Juntei uma boa quantidade de alho, deixei refogar bem e juntei o frango. Mexe, mexe, mexe. É bom colocar um pouco mais de azeite já que vai estar um pouco seca a mistura.

Então eu cortei dois tomates maduros em cubos e peguei umas fatias de azeitona preta e misturei. Coloquei um dedinho de água e fechei a panela pra dar uma hidratadinha. Aí foi só dar uma força com os temperos. Juntei pimenta calabresa, orégano, uma pitada de ervas de Provance (das originais, presente do casal Na Minha Panela) e um pouco de cominho. No final, perto de desligar o fogo, juntei uma colher generosa de requeijão, que deu um sabor delícia e ainda deu a liga :P

Aí fui preparar a massa. Receitinha básica de um copo de farinha de trigo pra um copo de leite, um ovo, uma colher de chá de fermento e uma pitada de sal. Aí eu adicionei um fiozinho de azeite, pimenta do reino e açafrão, porque eu adoro panqueca amarelinha :P Reserva.

E pra finalizar eu fiz um molho de tomate bem encorpado. Refoguei cebola e alho e juntei dois tomates maduros em cubos. Deixei refogar beeem muito e temperei com sal, um pouco de açúcar pra quebrar a acidez, pimenta do reino e orégano. Vamos refogando sem pressa, tá? Aí juntei meia lata de tomates pelados e deixei reduzir. Então fui adicionando um dedinho de água e deixando secar, botando água e deixando secar. Incontáveis vezes, enquanto preparava os discos de panqueca numa frigideira antiaderente meladinha de azeite.

Aí foi só rechear os discos com o frango, enrolar, colocar numa travessa e espalhar o molho por cima. Ralei um pouco de muçarela, porque era o queijo que tinha e pronto. É só dar uma esquentada no forno na hora de servir :) As panquecas vão super bem com uma saladinha, mas na minha marmita elas estão de prato único :P

E assim nós transformamos um galeto ruim numa panqueca deliciosa :)


3 comentários sobre o assunto

tava demorando pra cair uma receitcheenha aqui quase na hora do almoço…

ai, que delícia!

:*

Rapha Aretakis

Lindo seu blog! Coloquei nos meus favoritos. Parabéns pelo bom gosto e qualidade das palavras. beijo. Almaís de Curitiba no Paraná.

Almaís Marra Sodré

Nossa senhora… todos os pratos que colocas aqui dão água na boca. Já fiz algumas das tuas receitas. Meu marido amou!

Luly Mendonça

Deixe sua mensagem



© 2017 - ideias de fim de semana