receita de fajitas apimentadas
Eu não sou uma pessoa muito ligada a tradições de forma geral, sabe? Tipo, adoro frequentar lugares tradicionais e conhecer outras culturas. Mas na hora de fazer alguma coisa, eu prefiro assumir a minha ignorância e sempre dizer que estou fazendo alguma coisa inspirada, sabe? Por exemplo, não vou me comprometer a oferecer pra vocês uma receita de fajitas mexicanas. O que eu fiz foi uma fajitinhas pra jantar com meu amado, usando ingredientes fáceis e com uma receita simples. E se vocês gostam disso, fiquem de olho que a receita deu super certo :D
Primeiro eu peguei meio quilo de peito de frango e cortei em tirinhas. Aí deixei temperando com sal, um limão exprimido e uma colher de sopa de pimenta Delati Habanero (arriba! arriba!). Deixa nesse tempero aí por uma horinha que é o tempo de organizar as outras coisas com calma e, se você for dos meus, bebericando uma cervejinha. Ah, essa medida é ideal pra quem gosta um pouco de pimenta. Porque só com esse tempero já dá pra ficar saborosa com um leve ardor. E quem gosta pode adicionar mais pimenta na hora que o sabor fica ainda mais aguçado, delícia demais.
Então pega meio pimentão vermelho e meio pimentão amarelo e corta em tirinhas também. Pode reparar que essa receita é tudo pela metade, mas é porque eu fiz só pra duas pessoas. Pode ir dobrando, triplicando, que tudo vai dando certo. Ah, e se quiser usar o pimentão verde também tá liberado, mas é porque eu não gosto mesmo, aí tirei da receita. Quando estiverem cortadinhos deixa reservado e vamos para a massa.Pode ser aquelas que você compra prontas no supermercado, sabe? Mas eu tive tanta dificuldade de encontrar que não achei justo colocar aqui pra vocês, afinal, se fosse depender disso pra fazer a receita eu não faria nunca. Aí resolvi fazer uma massa de panqueca mais fntinha e mais molinha, e deu super certo. É só juntar um ovo inteiro, um copo americano de farinha (deixando um dedilho sobrando da borda) e um copo americano cheio de leite. Tempera com uma pitada de sal, uma de pimenta do reino, um tiquinho de curry e meia colher de chá de fermento. Bate no liquidificador ou mixer e pronto. É só esquentar uma frigideira e passar um pouco de azeite com a ajuda de um guardanapo e ir fazendo as panquecas. O ideal é espalhar a massa com a frigideira fria, assim ela espalha melhor e fica mais fina. Então entre uma massa e outra tira a frigideira do fogo, passa mais um pouco de azeite e vai fazendo. Massinhas prontas, reserva.
O molho de tomate foi super simples e rápido. Refoga meia cebola no azeite, junta meia lata de tomate pelado em cubos, tempera com salsa e sal e deixa lá fervendo até ficar um pouco mais grosso. Só isso.
Então tá na hora de começar com o principal. Esquenta um pouco de azeite numa frigideira mais alta. Se você tiver uma wok é perfeito. Na falta, usa o que tiver. Aí você junta os pimentões e deixa eles lá, tirando aquela crocância toda, sabe? Refoga, refoga, refoga. Depois de uns dez ou quinze minutos em fogo baixo, tá na hora de aumentar o fogo e juntar o frango delícia. Refoga, refoga, refoga. Até o frango ficar no ponto. Sem ser cru e sem queimar os pimentões.
Então é só montar. Abre a massa, espalha o molho de tomate, coloca um pouco alface crocante pra dar aquela cor, espalha o frango com pimentões por cima, tempera com salsa e mais pimenta Delati Habanero se for o caso. Aí é só se deliciar. Na essência, são panquecas. Mas se você convidar os amigos e disser que é um jantar mexicano vai ficar muito bem na fita hahaha :)E é essa receita que eu deixo pra vocês aproveitarem os dias de carnaval. É quente, gostosa e dá aquela energia que a gente precisa, né? :D Espero que gostem tanto quanto eu :)
Este post é um publieditorial.