home sobre mim sobre o blog mídia kit

receitas de desodorante natural


Eu confesso que nunca tinha me informado muito sobre os malefícios do uso dos desodorantes e antitranspirantes. Sabia que fazia mal por tampar os poros, e o suor que deveria sair dali terminava indo, junto com suas toxinas, pra outras partes do corpo, como as mamas, chegando a ser um dos causadores de nódulos e até câncer de mama. Mas essa informação era meio perdida na minha cabeça como se eu não pudesse fazer nada a esse respeito, porque eu sou uma pessoa que vence rápido. Sim sim, sem frescura pra dizer, preciso de algo bem potente pra que eu não fique azeda no meio do dia. E juntando isso com minhas sérias alergias de pele, eu usava aqueles desodorantes bem caros e antitranspirantes de 48h de proteção. E, ainda assim, vencia de vez em quando.

Foi quando recebi em casa minha família para o meu aniversário, e Angélica, a esposa do meu pai, falou de um sobrinho dela, que estava com sérios problemas com o cheiro do suor misturados com os hormônios da adolescência. Ele estava perdendo as roupas da pelada e tudo mais, aquela fase tensa, e que a única coisa que deu jeito nisso foi usar Leite de Magnésia no suvaco antes de dormir. E meu irmão começou a fazer isso e super aprovou. E eu fui experimentar e uau! Funciona mesmo!

Então fui compartilhar essa descoberta no Facebook e terminei descobrindo um monte de gente azeda feito eu <3 hahahaha E fiquei bem feliz em saber a quantidade de gente que já buscou alternativas para o uso de desodorante, reuni informações bem importantes sobre a saúde, meio ambiente e algumas receitas diversas desses desodorantes naturais.

Saúde

Eu não sabia que mulheres grávidas não devem usar desodorante, porque a maioria deles contém alumínio e outros componentes pesados na sua fórmula, e que isso termina indo pro peito e pro leite da criança. Que tenso, minha gente. E se faz mal pra quem tá grávida, faz mal pra todo mundo, afinal. Em uma busca rápida na internet, sobre os malefícios dos desodorantes e antitranspirantes, encontramos coisas bem assustadoras, como ligação com câncer, Alzheimer e o mal específico que cada ingrediente químico da fórmula causa.

Meio Ambiente

Além do mal conhecido causado pelos desodorantes aerosol, com seus gases propelentes que machucam a camada de ozônio, sabemos que geramos muito lixo mesmo com os outros modelos de antitranspirantes. E esse lixo, além de ser grande em volume, é sujo com os mesmos componentes químicos que fazem mal pra gente. Então estamos jogando pelo ralo alumínio e todas essas coisas ruins que eles contém na fórmula.

Economia

Bem sabemos que o valor dos desodorantes está bem complicado. Eles saem agregando valores, lançando novos formatos, novas durações, novas fragrâncias, novos “benefícios” e isso tudo vai gerando na gente um desejo de consumo bem louco. E quando vemos, estamos pagando 20 ou mais em um desodorante que não consegue durar o mês inteiro. Então esse é outro benefício dos desodorantes naturais.

Então, dito tudo isso, vamos aqui a algumas receitas que reuni nessa troca de experiências e descobertas. :) Antes de tudo, algumas dicas gerais.

desodorante natural p

  • É importante balançar o ~frasco~ antes de usar pra incorporar todos os ingredientes;
  • É bom deixar o suvaco secar antes de se vestir pra não manchar as roupas;
  • Lavar o suvaco com sabão de coco ajuda também;
  • Higienizar com limão de vez em quando é bom, mas não vai pro sol pelo amor!
  • Nas opções sem o óleo de coco, sugiro colocar num borrifador que ajuda na aplicação;
  • As quantidades podem ser testadas e alteradas de acordo com o gosto do freguês, cada um vai descobrindo a sua receita ideal.

Leite de Magnésia

Existe diferentes formas de usar:

  • Passar Leite de Magnésia puro antes de dormir e no dia seguinte não usar nada.
  • Passar Leite de Magnésia depois do banho, como desodorante mesmo.

Leite de Magnésia com Bicarbonato de Sódio

Aqui é pra dar aquela segurada e aumentar a duração do desodorante, ou seja, pra pessoas azedinhas como eu hehehe :) É o que eu uso. Tem a opção de colocar uma essência também, que eu tô gostando de usar. Além de ter um cheirinho bom, alguns possuem propriedades interessantes, como me indicaram o óleo de melaleuca (tea tree oil), que é antibactericida e antifungicida.

  • 100ml de Leite de Magnésia + 1 colher de sobremesa de Bicarbonato de Sódio + 0,5ml de óleo essencial (usei de sândalo e tô adorando, mas pretendo variar pra conhecer outras fragrâncias.)

Bicarbonato de Sódio

Há quem use o bicarbonato puro mesmo, jogando só o pó debaixo do suvaco.

Óleo de Coco com Bicarbonato de Sódio

O Óleo de Coco aqui entra pra facilitar a aplicação e também pra dar aquela hidratada no nosso suvaquinho.

  • 2 medidas de Óleo de Coco pra 1 de Bicarbonato de Sódio

Óleo de Coco, Leite de Magnésia, Bicarbonato de Sódio e Óleo Essencial

Esse daqui é o combo master hahaha Mas tenho amiga que usa e não troca por nada.

  • 100ml de Leite de Magnésia + 1 colher de sobremesa de Bicarbonato de Sódio + 1/3 de xícara de óleo de coco e 1o gotas de óleo essencial

Bem, espero que vocês repensem o uso dos antitranspirantes na vida, no bolso, no planeta. E que consigam dar uma chance para essas alternativas. Lembrando que eu comecei a me interessar por isso realmente pela eficiência, não vou mentir. Todos os outros benefícios vieram como um super agregado. Então fica a dica e se vocês tiverem outras, compartilhem aqui com a gente!

Esse meu post no Facebook terminou rendendo um grupo, chamado carinhosamente de Naturebas sem Neurose, pra gente trocar algumas receitas naturais de outras coisas também. Quem quiser entrar, será bem vindo. :)


30 comentários sobre o assunto

Oi! Esse é um assunto que adoro porque toda vez que falo sobre “não uso desodorante” as pessoas me olham meio: O_O
Eu sempre usei, mas minha família tem diversos históricos de câncer. E eu tenho enxaqueca com aura desde pequena, com crises frequentes.
Um dia a Bela colocou no facebook dela sobre o desodorante de leite de magnésia e gerou uma mega polêmica, mas achei interessante e fui fuçar. E então li que a falta do magnésio no nosso corpo é justamente algo que ajuda a ter mais crises de enxaqueca ( http://www.enxaqueca.com.br/blog/magnesio-tratamento-enxaqueca/ ).
Então resolvi usar! E foi incrível!! Coloco dentro do roll on e uso como desodorante normal. Mas vale a informação: nos primeiros dias me deu uma MEGA DOR DE BARRIGA rsrs, como eu nunca ouvi ninguém contar a experiência pessoal do uso eu não encontrava um relato sincero.
Vc sente o suor “saindo mais” do que o normal com desodorante, mas super vale a pena. Zero cheiro. A unica coisa é que ele “vence” mais depressa, quando fazia academia eu sentia mais rs.
Vale a pena e faz bem, gente, vai nessa que funciona! :*

Caru

    Eita, não sabia que a falta de magnésio é o que causa a enxaqueca! Interessante. :) E eu não tive dor de barriga não, mas leite de magnésia é laxante sim! Mas como uso muito pouco, acho que não tive esse efeito hehehe :P

    Anna Terra

Ops, foi um link quase certo, rs. O certo MESMO é este daqui: http://www.enxaqueca.com.br/blog/desodorante-antienxaqueca/

Caru

Menina, tô passada!!! Já faz um tempão q tava buscando alternativas, até pq agr tenho 3 aborrecentes em casa…rs Minha vó sempre usava: minancora (n sei se ainda existe,rs), o leite de magnesia ou aquele polvilho da granado (q a gte usa pra chulé msm); esse ultimo tenho usado como substituto do desodorante há mais ou menos uma semana, e confesso q tô curtindo, até pq ele dura direitinho mesmo…. Vou testar essas receitas já!!! Obrigada e Cheiros….*-*

Analu

    Eita, que massa a ideia do povilho Granado :)

    Anna Terra

Gata, to sintonizada contigo, viu?! 😊

Hoje mesmo tava procurando umas receitas para testar, e acabei ganhando esse tratado.

Everybody te agradece! 😙

Rafaela

Tem dois anos que uso leite de magnésia como desodorante, e nunca estive tão satisfeita. Sou meio azeda tb (ou melhor, era) e no fim do dia nem o antitranspirante melhor do mundo dava conta. Descobri o leite de magnésia com uma amiga, que é alérgica a desodorante, uso depois do banho, agito e vai direto no sovaco. Puro mesmo, não gosto de cheiro competindo com o perfume. Olha só, é tão tão eficaz que eu posso ficar 2/3 dias sem usar NADA, e o sovaquinho continua sem cantiga.

Claudia Henriques

    É incrível, né? Acho que, na verdade, a gente nem é tão azeda… São esses químicos todos na gente que transformam o nosso PH e acabam com a ordem natural das coisas. :)

    Anna Terra

A natureza e os sovacos agradecem!!!!😘

jacilene

Comprei ontem mesmo pra testar, mas meu sovaco ficou branco e coçou bastante, vou tentar diluir um pouco com água. Só uma sugestão, é indicar um leite de magnésia que não teste em animais ;)

Natália Lopes

    Eita, algumas peles podem mesmo ficar mais sensíveis, né? É bom ver uma receita que fique boa pra tu, diluindo mesmo e usando menos bicarbonato, se for o caso. Boa dica sobre os que não testam em animais, tu tem alguma lista?

    Anna Terra

Comprei os materiais, mas estou na dúvida quanto este óleo essencial, pode ser um perfumado para corpo? Não há um especificação, não eh? :*

Ana clara Amorim

    Oi Ana, tudo bom? Então, eu comprei um óleo pequeno e baratinho, pra usar poucas gotas mesmo. Não tenho certeza sobre ser específico para o corpo, mas acho que não. :)

    Anna Terra

Anna, onde vende esse óleo?

Thay

    É bom ter cuidado de não confundir óleo essencial com essência, tá? Procura na farmácia pirâmide ou em casas de aromaterapia. :)

    Anna Terra

Há algum tempo ando preocupada com o uso dos desodorantes antitranspirantes… sou grilada mesmo… então nas viagens que faço busco alternativas, no Estados Unidos encontrei uma Pedra “Kristal Stone” que também pode ser usada como desodorante. Na França onde morei recentemente existem vários desodorante sem alumínio, desde os mais caros, especiais e “BIO”, assim como a marca Sanex nos supemercados populares.

Rebeca

    Já ouvi falar nesse cristal! Deve ser massa. Funcionou direitinho?

    Anna Terra

Que bacana essas dicas. Estou acompanhando teu bolg. Interessantissimo. sinto me super orgulhosa e feliz com seu visivel crescimento. Sucesso Anna.Bjos

Drika

Não tenho problema com “vencer”, mas detesto o cheiro de desodorante e queria uma alternativa sem alumínio. Aí testei o Leite de Magnésia com Bicarbonato e irritou MUITO minha pele. Chegou a ficar ferido mesmo a ponto de eu não conseguir usar nada por uns dois dias. Agora vou testar só o Leite, sem o Bicarbonato pra ver se agride menos.

Tu testou com Óleo de Coco? Li que ajuda a hidratar e ao mesmo tempo que meleca as roupas. Fiquei naquela dúvida.

Gabriela

    Poxa, acredita que eu comecei a ter alergia ao leite de magnésia também? Testei com menos bicarbonato e com óleo de coco e mesmo assim está irritando… Mas como eu tô com processos alérgicos bem estranhos por conta do tratamento contra alergia (isso mesmo) que eu tô fazendo, vou dar um tempo até estabilizar e tentar de novo… Mas o óleo de coco fez uma diferença boa sim.

    Anna Terra

Alergia por conta de tratamento de alergia é dose! :( Mas olha, testei só o Leite de Magnésia e foi sucesso, visse? Não ardeu, não coçou e não feriu. Meu problema foi o bicarbonato mesmo. Tenta usar sem ele, vai que é isso? :)

Gabriela

Olá! Cheguei aqui navegando pela rede, tô amando o blog, e acabei achando o post do desodorante. Qdo adolescente, sofri muito com os odores e hormônios, e só o Polvilho Antisséptico, aquele da Granado, deu jeito. Meus pais só usam isto desde então (mais de 20 anos).
Depois de adulta, eu usei desodorante comum durante um tempo, até me consultar com uma médica ortomolecular, que falou dos riscos do alumínio para o Alzheimer (tenho casos na família), e me alertou para o índice do alumínio no meu exame. Fiquei em pânico. Voltei a usar o velho e bom polvilho, e alternar com leite de magnésia, por indicação da minha comadre. Lá se vão mais de 10 anos. Como detesto perfumes e outros cheiros em mim, é a melhor coisa que descobri. Todos os caras que namorei neste tempo deixaram de usar desodorante e aderiram ao leite de magnésia, hehehe – adeus camisas duras de desodorante, e desespero com o cc vencido. É incrível como isso de cheiro vencido acaba, pq não tem nenhuma química fazendo efeito na gente. E também tem que ver os tecidos das roupas: tecido sintético fica fedido de qualquer jeito.
Outra coisa que fica mais fácil de perceber é com relação ao funcionamento do nosso corpo: quando vou a um churrasco, meu suor fica mais forte, por conta do consumo de carne; qdo fico mais tempo comendo só vegetais, não tenho cheiro (outras secreções também mudam de gosto, segundo o namorado ;) )

Fernanda d

Olá, o leite de magnésio pode ser usado de dia normalmente? Não tem perigo de manchar a pele?

Laís

    Laís, pelo que eu li ele pode até ajudar a clarear as axilas escurecidas. Mas é bom tu perguntar pra um dermatologista. :)

    Anna Terra

Magnésia* rsrs corretor!

Laís

Não sabia, legal! Comecei a usar só o leite de magnésia por enquanto, ele realmente não protege por muito tempo mas vou esperar pra ver se é só no início e depois melhora ou se é melhor tentar com o bicarbonato. Mas muito obrigada, eu realmente queria uma alternativa, eu já tinha parado de usar descolorante pra dormir para deixar a pele respirar mas queria mesmo substituir :)

Laís

Desodorante* não sei o que está acontecendo com meu corretor :'(

Laís

Deixe sua mensagem



© 2017 - ideias de fim de semana