saudades do carnaval
Carnaval é assim mesmo. Todo ano tem, parece que é sempre a mesma coisa mas, na verdade, não cansa de ser melhor. Ano após ano. Todo ano tem calor, cerveja quente, suor, canseira e uma boa e velha gripe na quarta-feira de cinzas. Mas é cada vez melhor.
Eu sempre digo que não é à toa que o carnaval tem só 4 dias. Mesmo que ele comece muito antes e venha terminar muito depois, o carnaval tem 4 dias. E se tivesse mais, eu não sei se estaria viva pra contar história. E se tivesse menos, não seria suficiente. É a dose certa, porque tudo em excesso faz mal, né. Até a alegria do carnaval.
E que venham as gripes, as ressacas acumuladas, a infecção intestinal e as dores musculares. Que apareçam as ronxas de pancadas que não lembramos, os brilhos em lugares que não colocamos e as memórias em forma de foto. Que venha a depressão pós carnaval, o feliz ano novo e o balanço dos dias que passaram. Porque por mais clichê que seja a piada de que o ano só começa depois do carnaval, ele de fato é um marco separador de águas. Existe uma vida antes e outra depois do carnaval. Que venha a saudade.
Porque tem gente que a gente só encontra no carnaval, e é uma alegria, uma festa. E tem gente que a gente encontra todo dia, mas que no carnaval é como se fosse diferente. Ah, e quem não é diferente no carnaval? Mais bonito, mais feliz, mais sem vergonha. Mais sincero, com menos medo, com mais amor. Todo mundo é alguém diferente no carnaval, seja pela fantasia, pela alma, pelo brilho. Seja por esse clima que só o carnaval sabe vestir.
Eu sou uma sortuda mesmo, de poder dividir meu carnaval com pessoas de uma energia tão boa. Fico agradecida por cada abraço suado, por cada sorriso que foi dado, por cada brilho trocado. Cada pessoa que eu encontrei, seja passando, seja curtindo junto, foi o que fez o meu carnaval ser lindo. E feliz. E inesquecível. E eu já tenho saudade de cada um. E uma saudade não é só das pessoas. É saudade da gente mesmo, porque agora eu só encontro esse meu eu carnavalesco no ano que vem, e eu já estou contando os dias.
E que venha o próximo carnaval.