home sobre mim sobre o blog mídia kit

vale do alcantilado – visconde de mauá


Papai está morando em Penedo, no estado do Rio de Janeiro, e eu fui passar uns dias com ele por lá. Já tinha ouvido falar das cachoeiras da região, Itatiaia, Mauá, mas mesmo assim não sabia que era tão incrível. Fui num passeio despretensioso e surpreendente. Com a câmera numa mão e o celular na outra, eu não consegui nem de perto traduzir a beleza do lugar em um clique. Até porque às vezes eu só conseguia ficar parada contemplando aquela beleza toda, recebendo respingos de água no corpo e relaxando. É energizante!

vale-do-alcantilado 6Começamos pelo Vale do Alcantilado, um passeio em família para um ecoturismo de baixo impacto hehehe :P Digo isso porque a estrutura do lugar é incrível, e dá acesso a gente de todas as idades. São 9 cachoeiras num percurso de 1.5km (3km ida e volta), então mesmo que o acesso seja facilitado com escadas, corrimão, cordas e tudo mais, é bom estar com um calçado adequado pra esse tipo de passeio. Antes de começar, mandamos pra dentro um Feijão Amigo, que é um caldinho de feijão bem temperado e quentinho. Ideal pra dar uma forrada no estômago e uma aquecida pra começar a caminhada. vale do alcantilado terraEu fui de short, botinha um casaco, já que no dia da nossa caminhada o tempo estava meio fechado e frozinho. Mas quando começa o sobe e desce, esquenta logo e o casaco fica mais pra se proteger dos bichinhos hehe :P A trilha segue a ordem das seguintes atrações: Cachoeirinha, que é a mais indicada pra banho. É logo a primeira, a vontade era de pular logo assim que cheguei! Mas segui os conselhos de papai de deixar pro final, na volta. Depois, seguimos pra Poço da Areia, Poço das Raízes, Cachoeira do Açude, Cachoeira da Muralha, Mirante, Cachoeira do Lajeado, Cachoeira da Toca, Cachoeira da Gruta do Granito e por fim a Cachoeira do Alcantilado.

vale-do-alcantilado 2 vale-do-alcantilado 5 vale-do-alcantilado 7Lá todo lugar que a gente olha, é lindo. Tipo papel de parede de computador hahaha :P Mesmo que sejam só algumas pedras com plantas, é lindo e dá vontade de ficar muito tempo olhando. vale-do-alcantilado 8 vale-do-alcantilado 9 vale-do-alcantilado 10Tem mirante, tem totem de pedrinhas, tem água caindo por todo lugar, tem plantas de vários tipos, tem tanta coisa linda. O ar é lindo de respirar, sabe como é? Pois é.vale-do-alcantilado 11 vale-do-alcantilado 14 vale-do-alcantilado 13A última cachoeira é onde demoramos mais pra chegar. É uma trilha de 350m (parece pouco, né?) de subidas, escorregadas, gruta, toca, lodo, mais subidas. É cansativo, mas lá em cima é lindo. É essa última foto aí, a cachoeira que dá nome ao vale. Depois disso, a volta é até tranquila, e eu voltei super animada pra hora de entrar nas águas congelantes hehehe :Pvale-do-alcantilado 12 vale-do-alcantilado 4vale do alcantiladoMinha gente, que água CONGELANTE! Eu sabia que ia ser fria, mas a cada passo pra dentro da água eu sentia mais partes do meu corpo ficando dormentes. E quando eu mergulhei e molhei a cabeça, eu senti uma dificuldade instantânea de respirar! Como se todos os meus músculos da respiração se contraíssem e não tinha ar certo pra entrar. Mas passa rapidinho hehehe :P E já que eu estava dentro, eu tinha que entrar meeeesmo embaixo da queda d’água, né? Pareciam que estavam jogando pedras de gelo na minha cabeça, mas estava uma delícia até começar a doer hahaha Eu terminei saindo rápido, mas quando meu irmão animou entrar eu fui entrar com ele e levei uma super queda. Ralei o braço as costas ao pisar numa pedra solta logo na entrada da água. Então fica o alerta pra ter cuidado redobrado com as pedras dentro da água. :)

Falando assim, até parece que foi ruim, né? Mas tem nada mais energizante do que um banho de cachoeira. Eu, que sou acostumada com as águas quentes das praias do Nordeste, senti como se fosse a primeira vez que eu estivesse tomando banho de cachoeira, apesar de já ter tomado várias vezes em outros lugares. Mas como dizem que você nunca entra duas vezes no mesmo rio, porque quando você entra a água já é outra, então sinto que será sempre com uma primeira vez. Uma descoberta deliciosa a cada gota d’água. vale do alcantilado 16 vale do alcantilado 15 vale-do-alcantilado 3Por fim, a dica é parar na Pastelaria do Alcantilado que tem no final/ começo da caminhada pra reabastecer hehehe :P O pastel é uma delícia, a cerveja é gelada, podemos colher as laranjas do pé pra levar e ainda dá pra ficar olhando lindos passarinhos indo e vindo.

Sem dúvidas a visita a Visconde de Mauá e ao Vale do Alcantilado é inesquecível, e é o tipo de lugar que dá vontade de voltar, e voltar, e voltar. Então quem puder ir, vá. Quem puder voltar, volte. Que eu sigo daqui já com saudade desse dia incrível. :)


7 comentários sobre o assunto

Boa tarde Anna Terra , sou de Bezerros -Pernambuco também morei em Caruaru não sei se vc conhece essas cidades, atualmente moro no Rio de Janeiro e te conheci através do jogo de panelas, li em suas postagens que passou alguns estresses durante a gravação , mas quero dizer que apesar de tudo que falaram, você é um doce, adorei seu jeito, é incrível …super agradável,cheguei até em sonhar que te conhecia pessoalmente .Bom é isso essa mensagem é para te dizer que sua aparição na tv ajudou a muitas outras pessoas também te conhecerem..Bjs

Josi

    Oi Josi! :) Conheço sim Bezerros e Caruaru, e adoro. :) Muito obrigada pelo carinho e pela mensagem, viu? Faz meu dia ficar melhor, pode ter certeza. Um cheiro e volte mais vezes por aqui!

    Anna Terra

Faltou colocar nas fotos o ISO/diafragma/obturador pra ajudar os coleguinhas! hahahahaha

Rafa Mudo

    Hahahah! Senti falta dos coleguinhas pra ajudar com a tabela :P

    Anna Terra

Bom dia Ana
Parabens pelo seu trabalho
Moro na região ha mais de 20 anos e ainda nao tinha visto uma materia tao completa sobre nossas belezas naturais.
Vai nos ajudar a divulga las para q outras pessoas apreciem.
Obrigado

Paulo Martins

    Oi Paulo! Poxa, que bom ler isso de uma pessoa da região. Você mora num lugar incrível mesmo! Espero voltar mais vezes. :D

    Anna Terra

Deixe sua mensagem



© 2017 - ideias de fim de semana