home sobre mim sobre o blog mídia kit

carboidratos e amigos em festa


Esse fim de semana nós fomos comemorar o aniversário de Paolo lá naquela casa de Gravatá, feia e horrorosa. Fomos com amigos queridos, com um programa de engorda todo esquematizado :P Na ida paramos na loja de queijos Campo da Serra, que fica na estrada para Gravatá. Nós já conhecíamos porque eles entregam para Recife pelo site, e os queijos são realmente maravilhosos. Mas além disso, fomos super bem atendidos, experimentamos todo tipo de queijo com diferentes tipos de geléia. Parada obrigatória para quem passa por lá. Aí a festa já começou antes da gente chegar.

Assim que chegamos na casa, Chica (minha filha peluda) resolveu andar por cima da lona que cobria a piscina, que obviamente afundou com os seus quase 10kg e ela teve que nadar (tadinha!) Então aos 5 minutos de jogo eu já estava ajoelhada passando o secador nela :P Mas bem, com a cachorra seca, as mais de 40 long necks de heineken no gelo, as 8 garrafas de vinho na geladeira, começou o preparo das gordices. Para agradar o aniversariante, as receitas escaladas nada mais eram do que carboidratos em peso! Pão, pizza e macarrão pra dar de rodo. Com Camilla e Julia em casa, seria uma verdadeira ousadia eu me aventurar na cozinha, mas a verdade é que todo mundo terminou metendo a mão na massa (literalmente).

Começamos com o preparo da famosa pizza do Rafa, que é uma delícia, fininha, crocante, e eu não vou elogiar mais porque se não ele fica convencido :P Antes das pizzas, saíram esses deliciosos biscoitinhos de massa, temperados com parmesão e gergelim, devidamente assados no forno a lenha, claro :)

As pizzas ficaram uma delícia, regadas no molho de tomate honesto que as meninas fizeram. Cada um que vinha e preparava um disco de um jeito diferente. Com mais queijo, com menos queijo, com atum, com azeitona, com cebola roxa, com ovo cozido, e tudo foi de babar. A receita da massa do Rafa tá aqui, e o recheio é por conta da sua criatividade (ou por conta do que tiver na geladeira :P)

1 kg de farinha de trigo peneirada
500 ml de leite tipo A
30 g de fermento biológico “Fleischmann”
110 ml de óleo de milho (ou de girassol)
2 colheres (sopa) rasas de sal
1 colher (sopa) rasa de açúcar (este ajuda a massa a ficar mais crocante e dourada)
Farinha de semolina para trabalhar a massa

Primeiro dissolva o fermento no leite morno. Numa vasilha grande, misture a farinha com o leite fermentado, coloque o óleo e amasse com as mãos (o calor das mãos ajuda na fermentação da massa). Então misture sal e açúcar e trabalhe a massa. Transporte-a para uma mesa ou superfície lisa, polvilhada com farinha. Trabalhe bem a massa, amassando-a constantemente e batendo-a na mesa (quanto mais se trabalha a massa, mais leveza ela adquire). Quando a massa não grudar mais nas mãos é porque já está no ponto certo. Deixe a massa descansar numa vasilha grande por cerca de 3 a 4 horas, fazendo um corte (uma fenda) no seu centro para que ela “oxigene”. Cubra com um pano e mantenha a vasilha num local livre de correntes de ar, em temperatura ambiente. Polvilhe a mesa com a semolina de trigo e divida a massa em partes iguais. Para discos médios dá pra fazer 6 pizzas, e discos grandes 3 pizzas. Abra a massa com o rolo, coloque no disco, pré aqueça o forno, coloque a massa sem nada para dourar por uns 5 minutos, depois de dourar, coloque o molho e o mas o que você quiser seja feliz :)

Depois da massa, foi a hora do meu pão de milho. Meu não porque eu fiz, mas porque eu que pedi :P Há tempos eu tinha comprado uma farinha de milho orgânica pra Paolo fazer um pão pra mim, mas como ele ainda não tinha feito, foi a vez de três outros homens realizarem o meu desejo (ôeee hahaha). Lusenalto, Rodrigo e Rafa se uniram em prol do pão de milho, que foi o primeiro pão que eu vi ficar melhor no dia seguinte do que saindo quentinho do forno. Como vocês podem ver, foi um trabalho bem em conjunto, cada um que fazia uma coisa. E claro, que com esse carinho todo, e essa alegria, ficou uma delícia o meu pãozinho.

Não ficaram lindos? A receita que a Cami pegou é essa aqui, ó:

700g de farinha de trigo
200 de farinha de milho
10g de fermento
5 colheres de sopa de açúcar
1 lata de milho
1 lata de leite
3 ovos
1 colher de sopa de sal
50g de manteiga

Bater o milho, os ovos, o açúcar, o sal e a menteiga no liquidificador. Dissolver o fermento no leite. Misturar as farinhas e misturar o creme de milho e o leite fermentado. Sovar bem a massa e deixar descansar por umas 2h ou até que dobre de tamanho. Facinho, né? Ele fica meio pesado, mas fica uma delícia :D

Mas é claro que a farra gastronômica não para por aí. Passamos o dia comendo queijos, amendoim, azeitonas, e tudo que tinha pela frente. Sério gente, eu tava parecendo uma vaca ruminando, não parava de mastigar! hahaha :P Com o cair na noite, foi a hora de preparar o macarrão, e essa sem dúvidas foi a receita mais colaborativa de todos os tempos. Enquanto uns diziam que ia dar errado, outros experimentavam a massa crua, outros sugeriam uma pitada disso, ou daquilo, todo mundo deu uma pegadinha na massa e no final ficou o melhor macarrão do mundo. Não tenho medo de dizer: foi sem dúvidas uma das massas mais gostosas que eu já experimentei na vida. Depois de uma guerra de farinha, os meninos acertaram o ponto e mandaram a massa pra máquina de macarrão. Não tá lindo?

A receita eu não sei se vou saber te dizer com certeza, já que foram tantas divergências :P Mas foi basicamente 1kg de farinha de trigo, 8 ovos, umas 3 colheres de azeite e água para umedecer as mãos e deixar a massa mais homogênea. A massa fica durinha, quase quebradiça, por isso ela precisa dar uma descansadinha para ficar mais “inteira”. Então é cortar uns pedacinhos, passar no rolo da máquina, e quando ela ficar bem inteira e fininha, passar para cortar. A máquina é uma Pasta Machine, que assim que eu cheguei em Recife tratei de comprar uma igual hahaha :P Achei uma mega promô no mercado livre e comprei por 50 conto sem frente, já que era uma pessoa daqui mesmo. Foi um achado que vai dar conta de me engordar mais uns quilinhos :P Ah! E como a gente não se cansa, foram três molhos diferentes para o macarrão: funghi, queijo e tomate. Todos deliciosos :)

Além de tuuuudo isso, a gente ainda se arriscou nos doces. Eu pedi pra Cami preparar um doce de coco para Paolo, e ela fez essa receita aqui. Pena que a gente estava muito preocupado em beber, rir, conversar, se divertir, comer e cozinhar, que esquecemos um pouco das fotos.. Então nem dá pra sentir a textura que esse doce ficou. Simplesmente perfeito. E pra rebater, fiz um foudue quente de chocolate, e Julia um frio de limão. Uma perdição comer esses dois juntos com morango, viu. Vou te contar.

Ah, e os créditos das fotos vão para todos os convidados, já que todo mundo tinha uma câmera e foi um troca troca danado. Todo mundo pegou a máquina do outro pra tirar foto, pra mudar de lente e, assim como as receitas, foram fotos comunitárias :P

Muitíssimo obrigada aos convidados Lusenalto e Julia, Camilla e Rafael, Rodrigo e Lucila, e um agradecimento especial ao meu maridão Paolo, que reuniu essa turma tão boa para comemorar seus 26 anos. Foi, sem dúvidas, um fim de semana muito espcial :)

E que venham muitos outros, porque nós queremos levar cada um dos nossos amigos para participar de dias assim, felizes e gordos :D


27 comentários sobre o assunto

foi mto massa! \o/ quero outro finde desses…

paolo

    Te amo meu amor, vc merece mtos fins de semana como esse <3

    Anna Terra

Galera pelas fotos dá pra imaginar como tava baum né, vocês nem imaginam. Aconselho a todos a fazer as 3 recitas sem posibilidade de se arrepnder! E só pra lembrar o final de semana foi du caralho! abração a todos e beijos nas meninas. :D

rafael rezende

    Valeu Rafa! O cara da massa!
    hahahaha

    Anna Terra

Find perfeito!! Tudo delicioso.
Parabéns a esse amigo lindo que é o seu Marido :)

bjosss

lucilA

Que post mais lindo gata. Que aniversário mais lindo pra esse teu maridão que é um querido por onde passa e adorado por quem o conhece. Não poderia ser diferente né? Afinal uma amiga como tu só pode ter um marido incrível pra combinar.

Queria ter estado com vocês, vivendo esse momento. Mas com certeza eu iria só ficar comendo em vez de meter a mão na massa. hehehehehe. Queria ainda ter estado com o resto das pessoas dessa festa, que têm lugar cativo in my heart (né Lu??? :P).

Ano quem vem eu comemoro com vocês. Promessa. :)

Carol Burgo

    Promessa é dívida hein? :D Mas pq esperar o ano que vem, né? Vamos ontem!
    hahahaha

    Anna Terra

tenho q agradecer a Rodrigo Sucesso pelo desempenho na cozinha… a foto diz tudo né.
podemos ver que ele n é so um rostinho bonito segurando um liquidificador.
hahahaha =P

paolo

Isso é um atentado a qualquer plano de dieta, mas comendo assim feliz não engorda!!!

Receitas anotadas.

Bjos

sandra peres

Tenho que concordar com Paolo, sem Rodrigo Sucesso na cozinha acho que teria dado tudo errado! Vlw Sucesso Que marravilha :D

rafael rezende

E Anna Obrigado pela observação! O CARA DA MASSA! esse sou eu não é não seu Paolo! :P

rafael rezende

Amm, Carolzinha vc tem que está a partir de hoje em todos os encontros! hehehe a gente te ama muito, né Ana? :*

E sobre Meu marido lindo, é muito talento pra um homem só gente!! O cara sabe tocar, cozinhar, jogar, sabe ser meu marido \ o /, ser pai, ser filho, ser uma profissional Ducaralho, educado, gente finíssima, é sim é ele :). Não seria um simples liquidificador que ele iria ser sair mal, né?? hehehe

lucilA

    eu não amo mais, só porque vc escreveu meu Anna com um ene só.

    rum.

    Anna Terra

    Mesmo atrasado eu não poderia deixar de comentar esse carinhoso post da minha esposa coruja. Tão coruja, que acho que minha mãe não tiraria uma virgula do que ela colocou..rssrsr. Mas achei muito fofo e fiquei super feliz em saber que vc acha tudo isso de mim, linda. Te amo.

    Rodrigo Sucesso

hahahah…muito bom! Vocês são muito queridos mesmo. Agradeço os generosos e “sinceros” elógios Paolo e Rafa…heheheh..mas eles devem ir pra vcs, mandaram muito bem. Galera, um final de semana pra ficar na história. Na próxima levo a percussão pra acompanhar o Dão tocando a noite toda pra gente. Valeu por esses bons momentos, turma! :D

Rodrigo Sucesso

kkkkkkkkkkkkk… O efeito sonoro é o mesmo pow :P

lucilA

Gente, O QUE É ISSO????
Agora entendi o porquê da sua recente aquisição de um cilindro, kakakaka…
Babei em cada foto e em cada receita, e olha, pra cozinhar assim, de forma tão gostosa e colaborativa, pelo menos pra mim, é preciso muito amor, muito amor… Não é com qualquer pessoa que a gente se sente à vontade pra compartilhar as panelas, só com os amigos do core <3

Parabéns Paolo, pelo aniversário e pela festa =) Bju Anna!

Juliana

Acompanho o Blog e acabei de ver meu irmão (lusenalto) em uma foto!!! Comer é com ele mesmo!!!!

Livia Guedes

Anna, sempre leio seu blog e gosto muito dos seus posts.
Queria a receita do biscoito que vcs comeram antes da pizza!
Abraço e tudo de bom!
Auristela

Auristela

    Auristela!
    O nome da minha avó e da minha mãe, que honra encontrar outra por aqui :)
    O biscoito é feito da massa da pizza :)

    Anna Terra

“eu tava parecendo uma vaca ruminando, não parava de mastigar!”

KKKKKKKKKKKKKK

Que fim de semana mais delicioso! :D
Realmente esse post fez jus ao nome do blog.

Andréa

Querida Anna!
Aqui estou eu, a feliz carioca ganhadora do lindo livro “Encourados”!
Passei rapidinho pra desejar os meus parabens pelo niver do teu maridao…Muita saude, alegria e paz nos teus coracoes!!!
Voce recebeu o meu e-mail? Pois e… Finalmente o livro ja esta aqui morando conosco… Ficou carioca mesmo! (Rs…)
Muito obridada, Anna!
Um maravilhoso fim de semana pra voces!!!

Abraco carinhoso pra voces!!!
Teresa

teresa esteves

    Oi Teresa :)
    Estou respondendo o seu e-mail agorinha :D
    Obrigada pela atenção e pelo carinho.
    Tenho certza que o livro está num lar digo dele :)

    beijão!

    Anna Terra

Deixe sua mensagem



© 2017 - ideias de fim de semana