home sobre mim sobre o blog mídia kit

curiosidade: cidades poligonais


cidades+poligonaiscidades+poligonaisAlmeida, Portugal.

 

cidades+poligonaiscidades+poligonaisPalmanova, Itália.

 

cidades+poligonaiscidades+poligonaisBourtange, Holanda.

 

cidades+poligonaiscidades+poligonaisNaarden, Holanda.

 

cidades+poligonaiscidades+poligonaisGoryokaku, Japão.

 

Gente, eu achei essas cidades muito interessantes. Quando vi o post sobre cidades fortificadas no Obvious, eu tive que catar pra postar. Eu sou dessas pessoas que adora uma curiosidade sobre qualquer coisa, sabe? Adoro as besteiras do Guinness World Record, aqueles Livros dos Curiosos e tudo que gira em torno dessa cultura inútil :P

Mas tenho que dizer que a cultura das cidades poligonais não é nada inútil. Apesar de parecerem mega modernas, uma coisa até meio Dubai feelings, elas são antigas, a partir do século XVIII. Elas foram construídas para ser verdadeiras fortalezas contra os ataques de guerra.

Lembram o formato de alguns fortes, e a principal referência que eu tenho são os fortes aqui de Recife. O Forte das Cinco Pontas, que hoje só tem quatro porque uma delas foi destruída em combate, o Forte do Brum e o Forte Orange. Mas aqui a gente pode ver verdadeiras cidades fortificadas.

Como explica o texto do Obvious, são cidades que quebram os paradigmas da formação das cidades. Essas não são aglomerados de construções que se deram em torno de rios ou estradas, como geralmente são as cidades. Essas foram inteiramente construídas pelo homem, com o objetivo de atacar e defender. Interessante, né?

Claro que eu joguei o nome de todas as cidades no Google Maps para ver se era verdade, e para conhecer melhor esses espaços, e eu indico a viagem. Arrasta o bonequinho laranja pra lá e vai ser feliz:

Almeida, Portugal.

Palmanova, Itália.

Bourtange, Holanda.

Naarden, Holanda.

Goryokaku, Japão.

O interessante é que como o carro do Google não tem acesso a todos os pontos das fortalezas, a maioria só tem fotos das pessoas que enviam. Mas ainda assim são super interessantes, de verdade :)

Ps.: Esse post hoje é didicado ao blog raphanomundo, da minha amiga Rapha Aretakis, que hoje completa 1 aninho de vida. Parabéns! E continue nos levando junto na bagagem para suas viagens :)


11 comentários sobre o assunto

Um show de traçado e planejamento urbano! Não as conhecia, fantástico!

Rafaella Hardman

Ah, meu deus! Vim correndo ler o post toda curiosa por causa do teu teaser ontem e me deparo com uma dedicatória no post?? LINDO! O raphanomundo não seria o mesmo sem tu, Terrinha. Obrigada pelas palavras carinhosas de sempre e pela força!

:*

p.s. tô de cara com essas cidades poligonais! #genial

Rapha Aretakis

Ahhh eu acho tão linda essas cidades!
:D
adoreiii… e eu nem sou tão apx por essas coisinhas!
:D
beijos

Danda

ahhhh é por isso que o forte das cinco pontas é alejado?

Juliana

Adorei!!! Ótima dica! Já estou passeando aqui com o bonequinho amarelo =P

bjo

Nara Viana

    Algumas informações estão erradas. Essas cidades não são de a partir do século XVIII – São em sua maioria, mais antigas que isso. Tratam-se de cidades medievais. Logo, bem mais antigas, a exceção da cidade italiana (não tenho certeza da origem desta, pelo desenho).
    Acrescento que o forte das Cinco Pontas no Recife não teve uma ponta destruída em combate – Isso é lenda contada por nossos avós. O que ocorreu foi que o Forte que possuía cinco pontas era frágil, de paliçada – construído pelos holandeses – e foi substituído por uma fortificação portuguesa, em pedra, após a “expulsão” dos holandeses de Pernambuco. Por sua vez, o novo forte só possuí 4 pontas porém, ficou o nome popular de “Forte das Cinco Pontas” até hoje…

    Renato Mendonça

Fuderoso. Dubai feelings total.

Tarrask

Algumas informações estão erradas.
Essas cidades não são de “a partir do século XVIII” – São em sua maioria, mais antigas que isso. Tratam-se de cidades medievais. Logo, bem mais antigas, a exceção da cidade italiana (não tenho certeza da origem desta, pelo desenho).
Acrescento que o forte das Cinco Pontas no Recife não teve uma ponta destruída em combate – Isso é lenda contada por nossos avós. O que ocorreu foi que o Forte que possuía cinco pontas era frágil, de paliçada – construído pelos holandeses – e foi substituído por uma fortificação portuguesa, em pedra, após a “expulsão” dos holandeses de Pernambuco. Por sua vez, o novo forte só possuí 4 pontas porém, ficou o nome popular de “Forte das Cinco Pontas” até hoje…

Renato Mendonça

Acrescentando mais informações…
Palmanova, Itália – É uma cidade renascentista de 1593 – século XVI. Ela tem essa forma, que era comum à cidades medievais, provavelmente como uma alusão nostálgica do projetista da cidade, que deveria cultuar o passado recente de sua terra (o que hoje chamamos de Idade Média).
Dá para notar que a cidade é bem mais reticulada e bem traçada que as demais, também observem que há um centro – a centralidade é bastante comum no Renascimento – o que prova, de cara, que não pode ser uma cidade medieval.
Hoje, cultuamos algumas coisas do nosso “passado recente”, da mesma forma que as populações de antes faziam o mesmo. Isso explica o desenho fortificado de Palmanova – fato incomum à época, porém, é importante lembrar que a Itália só se conformou como uma nação unida lá pra depois de 1850 – foi uma formação tardia, se comparada a Portugal e Espanha, principalmente – Antes, eram diversos principados independentes e, por isso, a necessidade de fortificar alguns desses… Como defesa em caso de guerras locais, com os principados vizinhos. Alguns desses principados existem até hoje, como é o caso dos principados de Mônaco e San Marino – Independentes da Itália, apesar de praticamente, estarem dentro desta.

Renato Mendonça

Num contexto mais futurista e sustentável, existe o Projeto Venus, idealizado pelo design industrial e engenheiro social Jacque Fresco, que alias tem muitas ideias interessantes inclusive, de uma sociedade onde o dinheiro não faz sentido, devido a nossa capacidade de produzir bens e serviços atual. seria uma economia baseada em recursos. quem tiver curiosidade e quiser saber mais é so fazer a busca pelo nome do autor ou projeto.

Leo

Anna, vi seu post e, apesar de não ter sido construída com o objetivo de atacar e defender, aqui no Distrito Federal temos uma R.A. poligonal também: a Octogonal, caça no google.

bjs, adoro seu blog

Suelen

Deixe sua mensagem



© 2017 - ideias de fim de semana