home sobre mim sobre o blog mídia kit

depois de atravessar a balsa


Eu sei que o que todos esperam depois de uma semana em Japaratinga são fotos de praias lindas e tudo aquilo. Mas eu resolvi mostrar um lado para o qual pouca gente olha. As cidades de praia são geralmente muito pobres, vilas de pescadores que vão sendo invadidas pelo turismo. É onde você encontra muita gente que vive do que pesca e do que planta. É gente que pesca lagosta e polvo não pra colocar num cardápio de restaurante, mas pra colocar na panela porque é o que tem para alimentar a família toda. Quando tem.

São pessoas humildes, que vivem em pequenas vilas, em casas simples, as vezes até sem água encanada. São pessoas que convivem com turistas passeando em seus carrões, ficando hospedados nas pousadas de luxo que contrastam com suas casas de taipa. Pessoas que vivem da sazonalidade das temporadas, que dependem da maré e do clima para sobreviver. Que tomam banho de sabão e tudo dentro do Rio, porque é a água doce que tem. E a água de beber vem da cacimba pública da cidade.São pessoas que devemos respeitar quando visitamos a terra delas, e não simplesmente passar de óculos escuros por isso tudo e ir direto para a praia, curtir a água cristalina e a areia branquinha. Turismo pra mim tem todos esses lados. Vamos olhar mais por onde passamos.

Essas fotos eu tirei de dentro do carro, enquanto a gente atravessava as cidadezinhas que nós encontramos depois da balsa Japaratinga – Porto de Pedras. São várias vilas pequenas, que guardam lindas praias. É para ir de manhã cedo, pingando de praia em praia, e só voltar pra casa de noite, depois de um lindo pôr-do-sol :)


17 comentários sobre o assunto

Eu AMO Japaratinga!
Porto das Pedras tb é mt bonita.
Japa parece que nem fica aqui, tudo é tão lindo e calmo!

Juliana Marques

    é verdade, nem parece que é aqui tão pertinho :)

    Anna Terra

Que delícia de fotografias!

Paula Chacon

Lindo!!! Conheço Japara, Porto de Pedras, visitei o farol… também fui parando de praia em praia até Maceió… Também fiquei impressionada com a situação dos habitantes. Alagoas tem lugares lindos, mas lugares de gente muito precisada. Me deparei muito com casinhas como estas, onde se pintava apenas a fachada frontal, como se fosse para camuflar a situação financeira das pessoas…
Beijos!!!

Fernanda

    Eu não sei até que ponto é para camuflar a situação, e até que ponto é um começo de organização e estruturação. Mas uma coisa é certa: a situação é difícil. Mas as praias são lindas :)

    Anna Terra

Verdade e as fotos ficaram muito boas! Mas sabe o que eu não pude deixar de notar? Numa das casinhas bem simples, que talvez faltem coisas básicas como água encanada e saneamento, tem uma mega antena parabólica quase do tamanho da casinha…

Cab

    Que massa que gostaram das fotos, tirei de dentro do carro em movimento :P
    E isso foi uma coisa que eu reparei lá também, todas as casas, por mais simples que sejam, tem uma parabólica pra televisão.
    Isso até me conforta um pouco, sabe. Porque o povo é tão sofrido que merece esse mínimo de entretenimento. Feliz que é acessível a todos.
    Mas lá as pracinhas ainda tem televisão pra quem não tem em casa :)

    Anna Terra

Anna, fui para Japaratinga esse fim de semana e fiz exatamente essa travessia de balsa. Queríamos conhecer a praia do Pataxo. Eu que já estava encantada com Japaratinga, fiquei mais apaixonada ainda. Tirei muuuitas fotos, depois posto.

Também fiquei observando Porto das Pedras enquanto passava de carro. As mulheres lavando panelas no rio e a pracinha com tv e banquinhos, vc viu?

Adorei seus registros da cidade!

Bjocas!

Jinmi Lee

    Eita, eu tmb estava em Japa esse fds, a gente podia ter se visto :P
    A praia do Patacho é linda, eu já conhecia. Mas vc tem que conhecer São Miguel dos Milagres, é a mais bonita na minha opinião.
    E sim, eu vi as pracinhas com televisão e as pessoas lavando louça e roupa no rio. Pra gente é interessante né, mas é dura a situação.
    Aguardo pra ver tuas fotos :D

    Beijão!

    Anna Terra

Ana, é a primeira vez que comento no seu blog, mas vejo sempre. As fotos que vc tira são lindas.
Quando vc falou em Japaratinga, procurei no google e as fotos são perfeitas. Meu marido gostou e esta querendo ir conhecer este lugar, mas não achei nenhum hotel ou pousada, vc tem alguma dica de lugar para se hopedar , um casal e duas crianças de 2 e 4 anos.
Muito obrigado. E eu moro em Ribeirão Preto e esta sera a nossa primeira viagem de ferias.

Elisangela

elisangela

    Oi Elisangela, eu super recomendo uma visita a Japaratinga nas férias, é encantador. Lá tem muitas opções de lugar pra ficar, para todos os bolsos. Tem o hotel Bitingui, que eu fui muito qnd criança e adorava os programas de recreação. Tem também o hotel Albacora e aqui vc encontra várias opções http://www.japaratinga.com/onde.htm :)
    Não deixe de atravessar a balsa para esses lindos passeios.
    Beijos!

    Anna Terra

Maravilhoso esse post! Eu amo cidadezinhas, são tãaao aconchegantes!

Anna, belo ponto de vista o seu, é isso que diferencia o turista do viajante.

Vanessa

Disse tudo.
Bjs
Ray

P.S. Esse blog é lindo. Eu amo “passear” aqui. “Viajar” nas suas viagens. “Comer” nos restaurantes que você mostra aqui. E ser feliz.

Ray

Deixe sua mensagem



© 2017 - ideias de fim de semana