home sobre mim sobre o blog mídia kit

dias de mudança: dicas para marinheiros de primeira mudança


Vamos lá, um post prático e rápido com algumas dicas que eu gostaria de ter recebido antes de começar a mudança:

– Comece a juntar caixas e jornal com antecedência. Você pode simplesmente não encontrar boas caixas disponíveis, a vizinha não ter o jornal quando você precisa e isso vai atrasar a sua vida. A não ser que você já tenha contratado uma empresa de mudança e solicitado as caixas antes.

– Procure uma empresa de mudança descente. Não escolha só pelo preço, procure uma indicação. Se você tem coisas grandes tipo geladeira, máquina de lavar, cama, sofá, televisão e cosias que precisam ser desmontadas como armários, mesas e tudo mais, você vai precisar de uma empresa legal. Não adianta chamar aqueles amigos do porteiro que vai dar merda. Geralmente as empresas trabalham de duas formas: por hora e por contrato. Por contrato o valor é fechado por um período e você paga as horas adicionais, por hora, obviamente, você paga por hora. Se a sua mudança for média ou grande, vá de contrato e reze para não passar muito das horas contratadas.

– Coloque nome em todas as caixas, escrevendo tudo que tem dentro. E importante: coloque os nomes na lateral das caixas e, de preferência, em mais de uma lateral. A malandra aqui colocou o nome em cima, mas na hora de empilhar não dava pra ler, claro, e eu tinha que ficar tirando caixa de cima de caixa pra saber o que tinha. Trabalho de corno.

– Não feche as caixas nos primeiros dias. Deixar as caixas abertas faz com que a gente consiga encaixar coisas ao longo dos dias, e não ter que ter caixas com coisas que sobraram e que eram para estar em outras caixas. Deu pra entender? :P

– Não economize no jornal. Se for embalar coisas frágeis invista no jornal sem dó nem piedade. Forre a caixa com jornal amassado e embale muito bem tudo, colocando jornal nas laterais e finalizando com jornal por cima. É isso mesmo, jornal pra dar de pau.

– Aceite ajuda. Miliuma pessoas perguntaram se eu queria ajuda, se disponibilizaram a dar uma força em qualquer coisa. Na hora eu pensei: não quero incomodar ninguém, não tem como as pessoas me ajudarem, só eu posso fazer e blá blá blá. Mas, na boa? Aceite ajuda. Vale a pena.


8 comentários sobre o assunto

É Anna, já me mudei 16 vezes! E de tudo que é jeito. Na mesma cidade, para outras cidades, para outro Estado… E tudo que vc disse é a mais pura verdade. E aceitar ajuda é a principal delas.

Bjo.

rejane

Já passei por isso e dei umas “cagadas” dessas também. O importante é que um dia você consegue arrumar tudo novamente. :)

Roseanne

Nossa! Fazer uma mudança desse nível sozinha deve ser um trabalho que eu não consigo nem imaginar. Você foi realmente muito corajosa! =p

Amanda Schuab

E aproveite pra fazer num dia de feriado, num sábado ou num dia que anteceda estes, caso o condomínio não permita fazer nos próprios… a folga do feriado ou do fim de semana é uma maravilha para ajudar a arrumar o “grosso” e já dar uma carinha de casa… ;) Depois de sete mudanças, das quais quatro saindo debaixo das asas dos pais, é o melhor conselho que eu tenho.

Rodrigo Albuquerque

Valiosíssimas dicas!
Caixa é um parto para conseguir, porque todo mundo quer desencantar aquela caixa de papelão que nem sempre serve porque é frágil. Quando me mudei, ganhei umas de resmas de papel que eram super resistentes e ótimas para coisas mais pesadas! Arrumei uma caixa altona também, bem forte, e atravessei o cabo de uma vassoura. Nela pendurei os cabides. Quando cheguei na casa nova foi menos um trabalho, o de passar tudo de novo!
Beijos!

Carol

Ja mudei desde que nasci, 28 vezes e acho que ja to tao acostumada a essa vida meio cigana, que nunca nem passou pela minha cabeca, p. ex.,comprar uma casa! Deus me livre ficar presa num canto por tanto tempo.
A última coisa que usei na minha ultima mudanca que achei mt útil, foi colocar em cada caixa um pedaco de papel colorido que vai identificar pra qual comodo aquela caixa deve ir. No comodo, tbm vai estar a cor. P ex., quarto vermelho,cozinha, amarelo, enfim. É uma mao na roda pros amigos que ajudam na mudanca, ja que eles nao tem que ficar perguntando toda hora. Pode variar colocando numeros tbm. Cada comodo tem um numero diferente e as caixas sao numeradas. Super útil!

Desejo tudo de bom na casa nova Anna!

Nina

OI Ana,

Sou leitora assídua do seu blog. Sou jornalista e adoro decoração tb, então estou sempre de olho no que vc posta. Não me lembro como descobri seu blog, mas com certeza deve ter sido por comentarios de amigos do meio, no face, twitter…bom nao lembro!! E esta dica de mudança veio bem calhar pra mim. Vou me mudar daqui umas semanas, pela primeira vez. Saindo de casa, pra casar! Aproveitando as dicas, me passa o contato de alguma empresa de mudança se vc souber e q vc indique. POde ser por e-mail. Te agradeço!

Priscila

Deixe sua mensagem



© 2017 - ideias de fim de semana