marmita do dia: torta da batata e carne
Na verdade, na verdade, essa não é a minha marmita de hoje… Já que eu ainda estou me recuperando da minha faringite e sem um pingo de vontade de comer, quanto mais de cozinhar… Mas foi uma receita que preparei essa semana, inspirada na torta de batata do Naminhapanela, e que vale a pena compartilhar :)
Eu troquei a carne moída por picadinho de carne, que ficou super macia, e temperei com alho, molho de soja, pimenta do reino, Tabasco Chipotle Smoked, cominho, uma pitada de canela em pó, um pouco de ervas de Provance pra dar um aroma e um cálice de vinho tinto. Deixei a carne nesse tempero por um tempo, enquanto eu lavava o jerimum e partia em pedaços para deixar cozinhando na água com sal. Depois descasquei umas batatas e coloquei pra cozinhar também, mas numa panela separada.
Depois de deixar a carne uns 40 minutos no tempero, Paolo cortou uma cebola (é, aqui em casa quem corta cebola sempre é ele <3) a julienne e eu refoguei no azeite. Como eu amo um alho, coloquei mais alho pra refogar, além do que estava temperando a carne. Então peguei a carne e juntei, deixando refogar até todos os pedaços mudarem de cor e tirarem a sua aparência crua. Depoois disso, peguei uma lata de tomate pelado, tirei o excesso do molho, e juntei ao refogado. Misturei bem, acertei o sal e a primenta e deixei cozinhar por um tempo, de tampa fechada. Se ficar com muito molho, pode abrir a tampa e deixar evaporar um pouco. Quando tudo estiver quase pronto, é só misturar o jerimum já cozido e deixar ele pegar o gostinho da carne :)
Então é preparar o purê de batatas. Como eu deixei as minhas batatas cozinharem muito bem, e eu gosto de sentir uns pedacinhos de batata inteiros, eu não passei no espremedor, e fui amassando com a colher mesmo. Juntei um pouco de leite, acertei o sal, coloquei uma colher de requeijão pra deixar cremoso, e o açafrão que além de deixar lindo deu um toque de sabor bem gostoso. Aí é só montar, colocando a carne embaixo, o purê em cima e cobrindo com queijo ralado (eu escolhi provolone ralado na hora). Depois uns minutinhos de forno pra gratinar e mesa :D
Dica: Não invente de congelar essa receita, como eu fiz burramente, porque vai ficar aguado e feio. Servir na hora é muito melhor ;)
Bom apetite, gente :D