meu mercado são josé
(Desculpem pelas fotos… à noite né, vocês sabem…)
Eu sou apaixonada pelo Mercado São José aqui de Recife. Gostaria de ir com mais frequência, confesso, mas sempre que vou aproveito por todas as vezes que eu disse que ia mas não fui :)
Eu adoro quase tudo de lá, proque aquela parte com cheio de peixe e carne realmente não é pra mim… Mas tirando isso, o mercado é uma maravilha. Você encontra de tudo, e de todos. Sim, todos. Porque todo tipo de gente vai lá. Porque todo tipo de gente gosta de ir lá.
Agora, que eu trabalho numa proximidade que me permite ir a pé ao mercado, eu me sinto mais em casa. Apesar do sol de meio-dia no quengo não ser uma coisa lá muito animadora, hoje eu, Carol e Lucila tomamos coragem e, sob um tempo que nem chovia, nem molhava, fomos. Andamos pelos becos com água entre os paralelepípedos, disputamos espaço com carrinhos, como sempre, e andamos rápido mesmo com pouca gente na rua, como sempre.
A primeira parada foi numa loja de essências, onde eu comprei parafina granulada para fazer minhas velas e essência para fazer aromatizador de ambiente. Comprei o que imita o cheirinho da Renaissance :P Depois fomos para uma loja de candomblé. O meu lugar preferido para comprar velas, já que essa loja que eu conheço eles são os próprios fabricantes e os preços são mais em conta. Fiz a festa. Eu já disse aqui que eu amo vela, e como eu sou uma pessoa que amo vela, mas acesa, preciso estar constantemente renovando meu estoque. Hoje comprei essas brancas maiores, que eu já paquerava há muito tempo, e que foram 10 e 15 reais, enquanto as pequenas custaram 1,50 cada uma. Bom demais, né? E o senhor da loja ainda me explicou porque as minhas velas afundam, como eu mostrei aqui. Ele disse que todas as velas afundam e que eu tenho que completar enquanto ela tá na forma. Simples assim.
Depois de olhar umas coisas pra Carol, e outras pra Lu, finalmente entramos no Mercado São José. Ele foi inaugurado em 7 de setembro de 1875 e já passou por algumas reformas, um grave incêndio que deixou ele 5 anos fechado, outras reformas… O mercado é o primeiro edifício pré fabricado em ferro no Brasil, exportado da Europa para o Recife, e possui a mesma estrutura neoclássica dos mercados europeus do século XIX. Lindo né?
Entrei pra procurar uma passadeira para a minha nova-velha mesa, que só vai aparecer direito num post que eu estou organizando só pra ela :) Claro que o que eu queria mesmo era comprar tudo, mas fiquei feliz com a passadeira, que era 30 e saiu por 20,00, e com os meus lindos banquinhos dobráveis, que saíram por 15,00 os dois :D
Já na volta pra agência, passei para comprar gergelim preto, branco e, lembrando de Cami, sementes de mostarda. Levei ainda essas barrinhas de gergelim que Paolo adora, mas que eu acho extremamente doce. Na frente de onde eu comprei as sementes, Carol achou 0 seu arrasante óculos “Hey-Ban-Wei-Fer” que, claro, ganhou destaque total no Small Fashion Diary.
E foi assim, cheias de sacolas e eu com, muito, muito peso, que atravessamos a ponte, deixando a ilha de São José e o meu mercado pra trás.